quinta-feira, 12 de novembro de 2009

17/11: Lançamento do livro "Você, Presidente"

No próximo dia 17/11, terça-feira, a partir da 18h30, o executivo Mário Grieco lançará, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, o livro "Você, Presidente", o terceiro de sua carreira como escritor. Trata-se de uma compilação de mais de 40 artigos, alguns deles inéditos, que foram produzidos por Grieco nos últimos anos, já como head da moksha8 Pharmaceutical para Brasil e América Latina e, em especial, na época em que esteve à frente da Bristol-Myers Squibb no Brasil.

Tive o grande prazer de trabalhar junto com Mário na edição desses artigos, todos falando sobre desenvolvimento e gestão de carreira e pessoas. E esse foi, sem dúvida, um dos maiores aprendizados de liderança que pude obter e que vou trazer na memória e na bagagem profissional prá sempre.

Como bem define a jornalista Maria Tereza Gomes, uma amiga querida e colega de profissão, que assina o prefácio dessa obra, "Mário domina as nuances da gestão de pessoas. Conceitos sobre equipes, liderança e crescimento profissional já faziam parte do seu discurso quando muitos de seus colegas no mesmo cargo ainda quebravam cabeça para entender o próprio papel como líder".

O livro, que tomamos o cuidado de preparar em linguagem simples, direta, objetiva, traz muito do que Mário entende por liderança e relacionamento dentro das empresas. Sempre tendo as pessoas como tema principal.


Particularmente, tenho meus favoritos:

Liderando com Emoção
Fala sobre os líderes que sabem analisar e interpretar as emoções – as próprias, as da empresa e as dos outros –, e assim compreendem melhor as necessidades individuais de seus colaboradores. E que não vêem nada de errado em admitir que têm sentimentos, que são humanos, em cumprimentar as pessoas pelos corredores, em abraçar um colega de trabalho e em manter com os outros conversas que não sejam apenas acerca dos números, resultados, planos, investimentos enfim trabalho.

Faça a diferença: tenha paixão nos negócios
Analisa sobre o quanto é importante que o líder mantenha seu foco no time que faz a diferença, ou seja, nas pessoas para as quais, a exemplo de comprometimento e profissionalismo, amor e paixão são temperos essenciais para sua atuação, motivação e para chegar ao sucesso. Porque, segundo ele, a elas está reservado um futuro promissor, na linha do que ocorre com os maiores empreendedores de sucesso – que são todos muito apaixonados pelo que fazem. E ele enfatiza: “se você não enxerga uma chama de paixão que seja em seu trabalho, é melhor nem começá-lo. Ainda que seja importante e muitas vezes fundamental, dinheiro não deve ser seu único foco de atenção. Seu coração precisa estar perfeitamente em linha com sua atuação profissional. Do contrário, você não terá fôlego suficiente para sobreviver por longo tempo na competitiva arena empresarial”.

Liderança Zen
Aborda o modelo de atuação através do qual o líder desperta talentos, contribui, delega, incentiva e, mais do que isso: de fato ama seus colaboradores. “Sim, estou falando sobre manter por sua equipe um sentimento de amor genuíno, incondicional, um amor semelhante àquele que os pais tecem por seus filhos. Um amor que se preocupa, que educa, que constrói”, diz Mário. Para ele, isso é uma liderança zen, que tem forte visão e embasamento humanístico e está sustentada numa relação de absoluto respeito, dedicação, lealdade e confiança mútua: “Nesse modelo inovador de gestão, o líder desenvolve a criatividade e o compromisso de seus colaboradores a fim de que os objetivos pessoas e de negócios da companhia sejam alcançados. Trata-se de uma cultura onde o trabalho está além das fronteiras organizacionais, funcionais e geográficas. Uma cultura que cria estímulo, entusiasmo, que encoraja a melhoria contínua, a inovação e a disposição para arriscar”.

Como disse antes, entrevistá-lo e ouvi-lo falando sobre esses temas foram verdadeiras aulas de desenvolvimento de carreira prá mim. E, não nego: já me pautei muito por esses conceitos ao ter de tomar uma decisão profissional importante.

Sou suspeita porque vi esse projeto nascer e me orgulha muito vê-lo pronto agora. Mas digo sem medo de exagerar: recomendo a leitura!


Um comentário:

KARLA SARQUIS disse...

Lu, querida

Só a sua recomendação já vale a leitura! Mas vendo de perto tudo de bom que ele fez por vcs e e a enorme generosidade do Mario (que eu ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente), realmente não tem erro... Amanhã estarei na fila de autógrafos!!!!

Love you

Karla