Baseado no romance escrito por Robert Boswell, o filme, de 1991, é dirigido por Michael Bortman. Conta a estória de uma família cheia de problemas e escândalos. O pai (Peter Coyote) leva sua mulher (Cindy Pickett) e os filhos para o Estado norte-americano de Washington, onde pretende começar uma nova família, mas percebe que um novo lugar não significa deixar os problemas para trás. No descritivo da TV a cabo que resume a trama do filme dizia algo assim: "Peter Berg vive Tom, um dos filhos do casal, que acaba de deixar a universidade e decide voltar ao convívio de sua família desequilibrada. Aos poucos, alguns segredos sobre seu pai são desvendados, e as animosidades entre o pai e o irmão mais velho vêm à tona. Novas tragédias acabam unindo finalmente a familia".
Não foi exatamente esse descritivo que me fez parar naquele canal. O elenco -- que tem Peter Coyote e Juliette Lewis -- me chamou mais a atenção. Segui assistindo. Devo confessar: valeu a pena. É um belo drama, com um roteiro bem escrito e momentos que surpreendem. Gosto disso.
Mas o que mais me emocionou mesmo foram os minutos finais do filme, quando os créditos começam a subir. Nesse momento, o mesmo Tom (Berg) lê os itens de uma lista de regras (Ask´s Rules) que seu irmão escreveu desde pequeno e carregou a vida toda na carteira. Diz mais ou menos assim:
- Não faça coisas complicadas ficarem simples ou coisas simples ficarem complicadas
- Vista branco à noite
- Tome conta de Tom (o irmão mais novo)
- Coma comidas dos três grupos alimentares
- Seja consistente
- Nunca faça algo com a intenção de machucar alguém
- Use fio dental
- Coloque a família em primeiro lugar, sempre
- Esteja limpo mesmo onde não se pode enxergar
- Persiga a verdade
- Vista meias que combinem com sua camisa
- Tome conta de Cassie (a irmã mais nova)
- Aprenda o significado de palavras que você não conhece
- Nunca apague fogo elétrico com água
- Vá fundo nas coisas e na vida! (Get to the bottom of things!)
E, pensando no outro irmão, o mais velho, Charley, Tom toma a liberdade de adicionar uma décima-sexta regra a essa lista:
16. Perdoe!
Gostei do filme.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário