terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Get to the bottom of things!"

Estava de bobeira nessa madrugada, depois de um dia de trabalho super puxado, meio sem sono, zapeando a TV e cai na MGM. Ia começar o longa "Corações Partidos" (Crooked Hearts).

Baseado no romance escrito por Robert Boswell, o filme, de 1991, é dirigido por Michael Bortman. Conta a estória de uma família cheia de problemas e escândalos. O pai (Peter Coyote) leva sua mulher (Cindy Pickett) e os filhos para o Estado norte-americano de Washington, onde pretende começar uma nova família, mas percebe que um novo lugar não significa deixar os problemas para trás. No descritivo da TV a cabo que resume a trama do filme dizia algo assim: "Peter Berg vive Tom, um dos filhos do casal, que acaba de deixar a universidade e decide voltar ao convívio de sua família desequilibrada. Aos poucos, alguns segredos sobre seu pai são desvendados, e as animosidades entre o pai e o irmão mais velho vêm à tona. Novas tragédias acabam unindo finalmente a familia".

Não foi exatamente esse descritivo que me fez parar naquele canal. O elenco -- que tem Peter Coyote e Juliette Lewis -- me chamou mais a atenção. Segui assistindo. Devo confessar: valeu a pena. É um belo drama, com um roteiro bem escrito e momentos que surpreendem. Gosto disso.

Mas o que mais me emocionou mesmo foram os minutos finais do filme, quando os créditos começam a subir. Nesse momento, o mesmo Tom (Berg) lê os itens de uma lista de regras (Ask´s Rules) que seu irmão escreveu desde pequeno e carregou a vida toda na carteira. Diz mais ou menos assim:
  1. Não faça coisas complicadas ficarem simples ou coisas simples ficarem complicadas
  2. Vista branco à noite
  3. Tome conta de Tom (o irmão mais novo)
  4. Coma comidas dos três grupos alimentares
  5. Seja consistente
  6. Nunca faça algo com a intenção de machucar alguém
  7. Use fio dental
  8. Coloque a família em primeiro lugar, sempre
  9. Esteja limpo mesmo onde não se pode enxergar
  10. Persiga a verdade
  11. Vista meias que combinem com sua camisa
  12. Tome conta de Cassie (a irmã mais nova)
  13. Aprenda o significado de palavras que você não conhece
  14. Nunca apague fogo elétrico com água
  15. Vá fundo nas coisas e na vida! (Get to the bottom of things!)
E, pensando no outro irmão, o mais velho, Charley, Tom toma a liberdade de adicionar uma décima-sexta regra a essa lista:

16. Perdoe!

Gostei do filme.....


P.S. Assista o trailler do filme clicando aqui

Nenhum comentário: