sexta-feira, 31 de julho de 2009

Entendendo a gripe suína

Uma enquete realizada no site da Revista ÉPOCA revelou que 58% dos leitores não se consideram suficientemente bem informados sobre a epidemia de gripe suína, causada pelo vírus influenza A (H1N1). Pensando nisso, a revista buscou e publicou respostas para as dúvidas mais frequentes acerca do assunto. Vale a pena conferir.


Tomar suplementos vitamínicos ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra a gripe suína?
Alfredo Salim Helito (clínico geral do Hospital Sírio-Libanês) - Não, não há nenhuma comprovação científica de que o suplementos vitamínicos ofereçam qualquer forma de proteção contra qualquer vírus da gripe (Influenza).

A ingestão de mel e própolis ajuda a prevenir a gripe suína?
Alfredo Salim Helito (clínico geral do Hospital Sírio-Libanês) - Não, não há nenhuma comprovação científica que relacione esses alimentos à prevenção de doenças.

O que causa a gripe suína?
É o vírus influenza. Ele existe em três tipos diferentes (e diversos subtipos), que infectam aves, porcos e humanos. O da nova gripe é do tipo A, subtipo H1N1.

Como se pega a doença?
Ela é transmitida pelo ar ou pelo contato com as secreções dos doentes. Quando um doente espirra, tosse ou fala, partículas de vírus são espalhadas e podem ser inaladas por outras pessoas. Da mesma forma, quando um doente assoa o nariz, os vírus passam para suas mãos. Um aperto de mãos ou o toque em uma maçaneta podem passar o vírus. Um doente em um espaço fechado, como avião ou metrô, pode contaminar várias pessoas.

Quais são os sintomas?
Os sintomas da gripe suína lembram os da gripe comum. O primeiro é febre alta, de 39 graus célsius, acompanhada por dores musculares e nas articulações, tosse, dor de garganta, corrimento nasal e cansaço. O doente cai de cama. Os casos mais severos necessitam de internação.

Qual a diferença entre os sintomas da nova gripe e da gripe comum?
David Uip (coordenador do Núcleo de Infectologia do Hospital Sírio-Libanês) - Do ponto de vista prático não há diferença.

Os sintomas da gripe são parecidos com os do resfriado comum?
Não. O resfriado é causado por vários vírus. Só causa espirros e corrimento nasal.

É necessário ir ao hospital com qualquer sintoma de gripe? Quando é a hora de procurar um médico?
David Uip (coordenador do Núcleo de Infectologia do Hospital Sírio-Libanês) - O atendimento deve ser descentralizado e hierarquizado. O paciente deve procurar o hospital quando há risco de complicações por conta do próprio vírus ou complicações bacteriosas.

Existe cura para a gripe suína?
Sim. Este vírus de gripe suína, do subtipo H1N1, pode ser tratado com os antivirais oseltamavir, vendido com a marca Tamiflu, e zanamivir, da marca Relenza. Em casos graves, o antiviral deve ser administrado nas 48 horas após os primeiros sintomas.

A taxa de letalidade desse vírus é maior do que a da gripe comum?
David Uip (coordenador do Núcleo de Infectologia do Hospital Sírio-Libanês) - Neste momento, a letalidade é semelhante.

É preciso ter antivirais em casa?
Não. O uso indiscriminado do medicamento pode ajudar a criar vírus resistentes. Vários países, inclusive o Brasil, têm estoques estratégicos do remédio para distribuição em caso de emergência.

O uso de máscaras cirúrgicas previne o contágio?
Não. Os vírus são muito pequenos e passam através da máscara.

Os obesos têm mais chances de terem complicações?
Marcelo Litvoc (médico do Hospital Sírio-Libanês) - Sim, nesta epidemia os obesos com IMC maior que 30 tem maior chance de complicações da Influenza H1N1 do que a população geral.

Existem recomendações especiais para as grávidas?
Marcelo Litvoc (médico do Hospital Sírio-Libanês) - As gestantes tem apresentado maior índice de complicações do que a população geral. Elas devem ficar atentas aos sintomas da gripe, principalmente a febre e desconforto respiratório e procurar atendimento médico para avaliação.

Os idosos têm mais chances de serem infectados?
Marcelo Litvoc (médico do Hospital Sírio-Libanês) - Classicamente os idosos são um grupo de risco com maior chance de adoecer pelo Influenza sazonal e apresentar as complicações. No entanto, temos observado um número menor de idosos acometidos pelo vírus H1N1 do que a população geral. Não está claro ainda, porém há a possibilidade de resistência natural maior das pessoas com mais de 65 anos de idade.

O Tamiflu só é eficaz quando usado nas primeiras 48 horas da gripe? Quando é necessário usar o Tamiflu?
Celso Granato (assessor médico da área de Infectologia do Fleury Medicina e Saúde) - Sim, a eficácia do remédio é muito maior se usado nas primeiras 48 horas; depois disso, praticamente não adianta nada. A indicação será dada pelo clínico, mesmo porque esse remédio só está disponível nos hospitais de referência.


Leia mais em http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI84117-15257,00-TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+A+GRIPE+SUINA.html

Nenhum comentário: