domingo, 2 de agosto de 2009

Domingo de sono...

Peço desculpas por vir atualizar o blog tão tarde hoje mas, foi inevitável: eu acabei pegando no sono agora à tarde depois de mais um dia difícil e de duas noites sem dormir. A última, de ontem prá hoje, sem dormir nada mesmo. Porque Lucca vomitou muito. Nessa madrugada, por exemplo, em intervalos não maiores do que uma hora. E, entre esses episódios nada confortáveis prá ele, ainda houve vários pedidos de "mamãe... xixi".

Resultado, nós dois estamos fisicamente muito cansados. Ele, nem se fala. O cansaço pelas noites mal dormidas, pelo desgaste físico, pelas febres que não o largam, pela dor nas costas que acaba tendo de ter ficado a maior parte do tempo deitado. Principalmente, cansado de ficar aqui no hospital, de fazer tudo que todos lhe pedimos e de não ver melhora -- como ele tem repetido.

Eu, por minha vez, bem esgotada. De corpo. De alma. De ver as coisas não melhorarem efetivamente. De ter de assistir quase que de braços atados esse quadro do meu filho.

Ok, sou forte (aprendi a ser, sei lá...), tenho fé, acredito que tudo vai dar certo (E vai!!!!), sempre procuro ver o lado cheio do copo. Mas, confesso sem vergonha: não está sendo muito fácil prá mim...

Choro, choro mesmo. Às vezes, me desespero até. Quando 'o bicho pega' mesmo, invento um banho e choro lá, baixinho, debaixo d'água. Pra voltar pro lado do Lucca renovada e, assim, poder dar-lhe o conforto e a segurança que ele mais do que merece.

O quadro dele é grave, impossível negar. Os médicos também não negam. É visível. Mas há bons indícios, sopros de esperança que faço questão de torná-los furacões. Os exames mostram que a hepatite viral está regredindo (TGO e TGP continuam caindo e começam a chegar a níveis aceitáveis, mesmo ainda acima dos valores de normalidade). A função do fígado também está preservada, como mostram exames como os chamados Fator V e Fator VII. E isso é motivo de grande alívio, já que o principal risco seria Lucca ter uma falência hepática -- isto é, a perda do fígado.

O quadro permanece agravado, contudo, principalmente pelo avanço da GVHD (doença do enxerto contra hospedeiro, na sigla em inglês) no fígado -- que parece ter sido deflagrada no organismo dele depois da agressiva ação do adenovírus e da consequente ocorrência da hepatite. E, ao que tudo indica, ele também deve estar com GVHD no intestino, o que explicaria os contínuos vômitos com sangue que ele vem fazendo. Quer dizer: que vinha.

Sim, Lucca passou a noite toda vomitando mas, graças a Deus, o último episódio desses foi por volta de 8h da manhã. Depois disso e até agora, não voltou a vomitar.... Ufa...

O tratamento para matar o adenovírus e também um novo pra cessar o avanço do GVHD estão em curso, esse últmo há menos de 24 horas. É cedo, portanto, para conclusões.

É tempo, contudo, de renovar as esperanças e acreditar que em uma semana teremos um novo cenário, muito melhorado, muito mais estável, muito mais tranquilo -- principalmente pro próprio Lucca, que só quer poder brincar livre de novo......

Ser eu não me apegar a isso, acabo pirando.....
Quero só pensar positivo!

Tudo vai dar certo. Tem que dar. Já está dando, né?!?!?!

Um comentário:

Mário R. disse...

Lu, pessoas comuns até passam por problemas e conseguem superá-los. Mas só pessoas especiais passam por problemas, conseguem superá-los e ainda nos ensinam alguma lição de vida. Você é muito especial! Gosto muito de vc, minha pequena! Tato