segunda-feira, 20 de julho de 2009

Hoje é o Dia do Amigo!

No final dos anos 70, o governo de Buenos Aires publicou um decreto instituindo a data de 20 de julho como sendo o Dia do Amigo. Paulatinamente, a prática espalhou-se por outras partes do mundo e hoje em dia a grande maioria dos países comemoram a data nesta segunda-feira.

A idéia foi do argentino Enrique Ernesto Febbraro. Conta a história que ele teria se inspirado na chegada do homem à Lua, ocorrida em 20 de julho de 1969, considerando que essa conquista não significou somente uma vitória científica, mas principalmente uma oportunidade de se estreitar laços de amizade em outras partes do universo.

Há quem possa 'entortar o bico', aqui no Brasil em especial, pelo fato de a data ter nascido de mente e em solo portenho -- a richa entre brasileiros e argentinos datam de longe rsrs....

Mas, na verdade, isso não tem a menor importância. Que bom que Febbraro teve essa maravilhosa inspiração. Amigos merecem mesmo um dia especial de comemoração. Ainda que eu ache que devemos brindar aos amigos, os de verdade, a cada dia -- não do ano, mas ao longo de toda a vida da gente.

Porque amigos são dessas jóias raras, que não há seguro que possa pagar. Amizade não se compra, não se vende. Amizade brota, existe, se eterniza e, geralmente, temos dificuldade de racionalizar muito e achar porquês pra explicá-la.

Digo de boca cheia: tenho amigos valorosíssimos, muito queridos, inestivavelmente especiais. Alguns não vejo há muito tempo, outros nem sei bem o paradeiro atual e ainda há os que não consigo estar perto fisicamente como eu gostaria mas que estão por perto sempre, ainda que de coração. Tenho amigos que nunca imaginei que o seriam, mas que hoje tenho certeza de que não quero perder de vista jamais. Ganhei alguns, descobri alguns, reencontrei alguns, fiz alguns. Não posso dizer que são muitos. Mas são verdadeiros. São os que gosto de verdade e os que gostam de mim também. E é isso que, de fato, vale!

Nesse turbilhão de dor e angústia e de sem-chão que virou minha vida há quase um ano, desde que descobri a doença do Lucca, a parte boa foi ter reencontrado, reconquistado, ganho, descoberto e redescoberto grandes amigos, grandes pessoas, gente do bem!

Já disse isso antes, por mais de uma vez e repito agora: muito graças aos meus amigos que hoje estou aqui, em pé, seguindo adiante. Foram eles que, de uma maneira ou de outra -- uns com gestos, outros com palavras, outros com pensamentos apenas --, não me deixaram esmurecer, desacreditar.

Muito ao contrário!
Embebida no amor e no carinho que tenho deles, é que descobri uma força que jamais pensei ter. Inspirada na simplicidade e verdade deles, é que vi que entregar os pontos não seria nada inteligente. E, no colo deles, praticamente renasci.... fui ao fundo do poço e voltei. Voltei mais forte, mais inteira, mais mulher, mais firme, mais amiga.

A vocês, meus queridos amigos, agradeço hoje e pra sempre por fazerem parte da minha vida. Por me serem exemplos, por me darem muralhas de proteção, por me deixarem fazer parte da vida de vocês também. Queria estar hoje com cada um. Dar um beijo estalado e um abraço apertado em cada um. Poder dizer, com os olhos, o quanto vocês são queridos e importantes prá mim.....

Um comentário:

Mário R. disse...

Você é muito especial, Lu.......... Muito!