segunda-feira, 20 de julho de 2009

Está confirmado: não foram encontradas bactérias nos fragmentos de fígado biopsiados

Foi liberado agora de manhã o resultado final do exame de cultura realizado nos fragmentos do fígado do Lucca colhidos na última sexta-feira, dia 17. Segundo laudo, assinado pela farmacêutica Cristiane Mika Fujii, não foram visualizadas bactérias nas amostras estudadas.

O que isso quer dizer? Quer dizer que a alteração hepática verificada no Lucca (segundo exame de PET Scan da semana passada e exames de sangue que mediram as enzimas do fígado) não é decorrência de infecção bacteriana. Os médicos continuam apostando em ação fúngica como a causadora dessa hepatite que ele está.

Mantém o tratamento com os medicamentos antes introduzidos e aguardam, ansiosos, pelo resultado complementar da biópsia para a pesquisa de fungos.


O que é um exame de cultura?
O exame de cultura consiste no cultivo de agentes infecciosos em meio próprio (substância líquida ou sólida) que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação de microorganismos.
O resultado negativo de uma cultura for negativo não significa obrigatoriamente que não exista infecção, porque há vários fatores que podem mascarar o quadro, como o uso de antibióticos, por exemplo. O médico é a pessoa mais habilitada para avaliar o resultado do exame e, baseado em um conjunto de dados, afirmar qual é o diagnóstico.

Esse tipo de exame nunca fica pronto no mesmo dia. Pode levar de 3 a 7 dias para er sua liberação final. Isso porque as bactérias precisam de um tempo para crescerem o suficiente e poderem ser identificadas. Por isso aplica-se o termo “cultura” (cultivar o material coletado e aguardar o crescimento de alguma bactéria). Este tempo é muito variado, dependendo do tipo de bactéria pesquisada e do local onde foi realizada a coleta.

Nenhum comentário: