domingo, 12 de julho de 2009

Hoje é o aniversário do Lucca!

12 de julho!
Há exatos 9 anos, nesse mesmo horário, Lucca estava prestes a vir ao mundo. Na verdade, eu não sabia que o dia escolhido seria esse. Afinal, a data em que eu completaria 40 semanas de gestação era 5 de agosto.

Mas esse moço, apressado que só, resolveu (começar a) mudar um pouquinho o curso da história. Eu mal podia imaginar, mas essa era só a primeira de tantas coisas marcantes que ele faria na minha vida, na vida de tanta gente.... Sim! Lucca mudou minha vida prá sempre. Com ele, a Luciana Menina-Mulher deu lugar à Mulher-Menina. Com o Lucca, fui mãe pela primeira vez..... Com o Lucca, quase uma década mais tarde, é que consegui ser e me sentir inteira de novo....

Tudo mudou naquele momento em que minha placenta rompeu. Embora, muitas dessas mudanças só tenham vindo a fazer efeito de fato tantos anos depois....


Sabe, sentir as dores de contração, num vai-e-vem insano, num misto de dor absurda e de prazer inenarrável, nossa..... tempos depois, fui aprender que aquela foi a dor mais deliciosa que eu podia sentir. Entendi aquelas coisas que as nossas mães e avós querem dizer quando falam: "você só vai entender isso quando for mãe!".

Hoje sinto.
Hoje choro.
Hoje entendo.

Não me perguntem como isso é possível, mas sinto nas minhas próprias canelas a dor das topadas e de joelhos ralados com que, vira e mexe, Marcco aparece. Sinto nas minhas têmporas o peso do desconforto quando a Lella fica gripada. Sinto nos meus braços a fisgada de cada punção que Lucca precisa fazer nas veias, ainda mais depois que precisou tirar o catéter.....

Mas como imaginar isso há 9 anos?.....

Naquele dia 12/7/2000, na Maternidade São Luiz, eu só queria suspirar. Um suspiro de alegria incontida. De uma satisfação sem precedentes. De um orgulho do tamanho do mundo de poder ter meu filhote nos braços....

Deus do céu! Nessa hora, de novo, passa um filme na minha cabeça. Quantas coisas aconteceram..... Aquele magrelo, meu 'sapinho', que regurgitava horrorores (ele tinha refluxo quando bebezinho -- eu vivia cheirando a 'queijo' rsrs.....), que detonou o berço dele (sim, acreditem, o figurinha tirava lascas e lascas de madeira do bercinho com os próprios dentes!) e que não podia ir na praia porque comia quilos de areia se deixássemos.... meu príncipezinho.... hoje, está fazendo 9 anos!

Que guinada, que último ano difícil, né, Cucca??

Naquele 2000, 2001, 2002, 3, 4, 5, 6, 7, nem em 2008, eu não sabia da adreno. Há um ano, eu jamais podia imaginar o que nos aguardava. O que te aguardava, meu filhote.... Menos de um mês depois, como eu senti dor. E aí foi dor prá valer!! Que dor insana foi aquela, Cucca... Que, angústia, que dor dolorida ainda é essa que eu sinto, filho....

Quantas vezes mergulhei nas minhas próprias poças desse montão de lágrimas que, você sabe, choro mesmo..... choro muito...... sinto dentro! Tudo que eu queria era poder mudar o curso da vida, Lucca. Tudo que eu queria era poder te devolver, te transbordar da mesma alegria que você me deu de presente quando me fez sua mãe.

Muitas vezes eu quis poder te colocar de novo na minha barriga, te acolher, te proteger..... Assim, simples assim! Como se possível fosse voltar o relógio da vida, como se possível fosse mexer na nossa biologia, trocar os 'X's....

Muitas vezes questionei Deus e o mundo do porquê isso não foi possível, por que desse X ruim.... blasfemei à beça, Cucca! Mas aí me peguei lembrando daquela historinha das pegadas na areia que, dia desses, te contei quando a gente estava no hospital..... Nunca passamos por um momento tão difícil como nesses quase 12 últimos meses, né, filhote? Um ano em que, na praia da nossa vida, só conseguiremos ver 2 pegadas apenas... Acredito piamente que você está em excelentes mãos, num colo muito seguro.

Hoje, tudo que quero que saiba é que estarei aqui, com você, sempre! E quero te desejar, meu filho, saúde-saúde-saúde-saúde-saúde, mil vezes saúde!!

Que Deus e todos os seus anjinhos da guarda continuem a seu lado, ao seu redor, à frente e atrás. E que você continue sendo esse garoto tão especial, tão audaz, tão combatente! Um lutador nato, que não se entrega, não se curva, que se mantém firme mesmo quando as pernas insistem em bambear e te desafiar!

Você é um vencedor! Um baita exemplo!

Que você propague sempre sua luz, que emane sempre sua firmeza, que transborde sempre esse amor incondicional que você tem e é. E, se não for pedir muito, que continue nos ensinando e emprestando ao mundo um 'tequinho' da sua força. Porque esse 'tequinho' é maior do que universo. Esse 'tequinho', portanto, mais do que basta prá mudar o mundo, pra chacoalhar o mundo, pra endireitar muita gente.

Obrigada, filhote, por me ensinar tanto! Por ser minha luz, meu ar, minha razão de vida.

Cucca, vou repetir isso prá sempre: sou a mãe mais feliz desse mundo por te ter como filho! Te amo muito, grande assim, enorme assim. "Te amo mais que o universo"!

Parabéns!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Carla disse...

Luciana.. Lucca

Acompanhei essa luta de vocês dois desde o começo.. pois faço estágio lá no Canguru...
Te admiro Luciana.. te admiro por toda a garra que você nunca imaginou que tivesse, mas o amor infinito que tem pelo seu filho fez com que no momento mais difícil da sua vida, onde era pra você estar mais frágil, fez com que você se tornasse a mulher, a mãe mais forte do mundo!
Torço muito por vocês... e assim como a 9 anos atras você não tinha dimensão nem idéia, não poderia imaginar as lutas, obstáculos, mas acima de tudo lições que aquela pequena vida ia te trazer, daqui a alguns anos você vai olhar tudo isso como uma prova que vocês tinham que passar pra ver a vida de outra forma, para tornar esse amor ainda mais intenso e mais puro, e mostrar ao mundo como vocês dois juntos conseguem ser maior que qualquer coisa!

Parabéns Lucca... muitos e muitos anos de vida pra você... também só tenho a te desejar SAÚDE,SAÚDE e mais SAÚDE!