domingo, 19 de julho de 2009

Entendendo o que é Ascite

Ascite é o termo clínico utilizado para definir o acúmulo de líquido livre na cavidade abdominal, popularmente conhecida como "barriga d’água". Pacientes que emagrecem muito em função de alguma patologia e/ou tratamento mas mantém uma barriga enorme, toda distendida, têm grande probabilidade de estarem com ascite. Esse é o caso do Lucca...

Duas são as causas principais para desencadear esse quadro:

  • o não funcionamento adequado do fígado (o que prejudica a síntese de albumina -- uma proteína muito importante para o organismo e que circula pelo sangue);
  • a hipertensão venosa portal (a veia porta é a que leva para o fígado todo sangue que passou pelo sistema digestivo, transportando as matérias-primas sobre as quais o fígado atua. Essa veia pode apresentar pressão alta localizada, o que impede a chegada dos nutrientes ao fígado).
Os especialistas explicam que esses dois fatores rompem o equilíbrio do organismo, fazendo com que saia da cavidade abdominal menos líquido do que entra.


Função da albumina
A albumina é a proteína do fígado que faz com que o sangue mantenha suas características normais. Ela age ‘sugando’ o líquido livre para a circulação (pressão osmótica). Sem albumina, o líquido livre extravasa para os tecidos, e a circulação sangüínea, com menos volume, faz com que os rins retenham cada vez mais água, acarretando um círculo vicioso. Dependendo do caso, pode ser necessária uma reposição de albumina para evitar o agravamento ainda maior do quadro geral de saúde.

Nenhum comentário: