sexta-feira, 19 de junho de 2009

Persiste a febre do Lucca

Desde 07/6, Lucca vem apresentando febres diariamente. Apenas um dia ele permaneceu com temperatura normal nesse tempo todo (leia também Suspiro...............................................). E, como já falamos antes, essa temperatura alta, acima de 37.8oC, é sinal de que há um infecção ativa no organismo dele.

Várias hipóteses já foram colocadas, investigadas e descartadas, com base nos resultados de exames e na evolução clínica do Lucca.

Uma parcial do exame de biópsia feito durante a colonoscopia a que Lucca foi submetido nessa semana ficou pronta. Ela identificou presença de GVHD (Doença do Enxerto contra Hospedeiro, na sigla em inglês) leve no intestino e também sinais claro de uma infecção viral. Ainda não foi possível afirmar de que vírus estaríamos falando.

A conduta adotada pelo Dr Nelson Hamerschlak foi a de tratar essa GVHD com corticóide (Solu-medrol® EV) para evitar que a doença cronifique.

O Epstein-Barr (EBV), positivado no exame de sangue do Lucca de 08/6, continua sendo tratado. Ele recebeu a primeira dose do Mabthera® (rituximabe) há dois dias e receberá outras três, uma por semana. Na verdade, o medicamento foca não a mononucleose que é a doença mais comum causada pelo EBV, e sim uma outra patologia: Doença Linfoproliferativa Pós-Transplante (PTLD). A PTLD é comum em pacientes pós-transplantados. Apresenta incidência de 3 a 20%, com pico entre 2 e 4 meses, embora seja freqüente ocorrer mais tardiamente. O quadro é devido à infecção aguda ou reativação de infecção EBV.

Especialistas ressaltam a importância da profilaxia para citomegalovírus (CMV) como fator
significativo na redução da incidência de PTLD. Por isso, Dr Nelson também introduziu em caráter preventivo o medicamento Cymevene® (ganciclovir sódico), antiviral que interrompe a reprodução do citomegalovírus (CMV) e a sua invasão em células saudáveis. Isto pode prevenir a doença causada pelo CMV em pacientes com sistema imunológico debilitado, ou pode diminuir a progressão da retinite.

O citomegalovírus (CMV) é um vírus que pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo a retina do olho, onde causa a retinite, e problemas com a acuidade visual. Nem Lucca nem o cordão cujas células ele recebeu no transplante eram soropositivos para CMV, o que reduz muito a possibilidade de identificação desse vírus em seu organismo. Mesmo assim, a idéia dos médicos é sair na frente.

Nenhum comentário: