segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lella pega uma virose e Lucca volta pro Einstein...

Ao que tudo indica, Lella, minha filha, irmã caçula do Lucca, está com uma virose. Já ontem no final da noite estava indisposta, reclamando de dor de estômago, enjoada, sem querer jantar. De madrugada, acordou vomitando, super pálida e muito indisposta. E hoje pela manhã apresentou quadro de diarréia.

Ou seja, típico quadro de um infecção por um desses vírus super comuns na infância, do tipo rotavírus, que toda criança pega, com bastante facilidade e frequência até. Os meus filhotes aqui em casa, por exemplo, já vieram prá casa com essas viroses um monte de vezes. E, como dizem os pediatras, pouco há que se fazer. O ideal é acompanhar e, principalmente, hidratar bastante.

Esse desconforto chatinho da Lella tinha tudo, portanto, para ser mais um quadro pouco agravante de virose. Sim, isso se não tivéssemos em casa um mocinho recém-transplantado.....Lucca, que chegou hoje no ambulatório do Einstein bem disposto, mas que apresentou lá temperatura corpórea de 38,2oC. E, no caso dele, febre pressupõe reinternação.

É prematuro definir a razão dessa febre de hoje, nem tampouco afirmar que ela tenha ou não algua ligação com os sinais de virose da irmã. Ainda que, em tese, essa seja uma explicação muito plausível, por mais que eu tenha tomado todos os cuidados possíveis para evitar o contato direto dela com o Lucca depois dos vômitos e diarréias.

Quadro estável
É verdade que Lucca vem apresentando nos últimos hemogramas estabilidade em seu total de leucócitos (células de defesa do organismo), e estava há quase três semanas sem febre (a um dia de completar 14 consecutivos em casa, fora do hospital...), sem qualquer sinal que pudesse preocupar ou ao menos chamar a atenção para algo fora dos padrões. Mesmo assim, sabemos que seu sistema imunológico ainda é bastante deficitário, o que o coloca em situação de grande fragilidade perante vírus, fungos e bactérias.

Nesses dias todos em casa, ele esteve tranquilo, disposto, brincando, pintando seus quadros, fazendo lição da escola, brincando no videogame e no computador. Dia desses ele até arriscou um chutes a gol no quintal da vovó Altiva. Tá que ainda não foram passes de mestre.... muito pelo contrário: um dos chutes terminou num belo capote no chão -- sem consequências ou hematomas. Mas isso era o de menos. O melhor mesmo foi vê-lo mais empolgado a cada dia.

Empolgação que sempre cai por terra toda vez que ele tem que voltar pra Pediatria do Einstein. Ele ficou super chateado quando viu no termômetro a marquinha de 38,2oC. Sabia que teria de ser reinternado (essa é sua quarta reinternação...). Na prática, os médicos deram novo início a todo aquele processo de investigação.
Agora é aguardar....

Um comentário:

Mário R. disse...

Putz....... tadinha da Lella. Sem falar no quanto o Lucca deve estar odiando o fato de ter sido reinternado, né, meu anjo? Assim que eu chegar amanhã vou te ver, posso?
Saudades!!
Bjo
Tato