quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ufa... Leucos sobem para 4100 e enzimas do fígado baixam mais

Subiram as contagens sanguíneas e se estabilizaram mais os níveis de eletrólitos no organismo do Lucca, de acordo com o hemograma de hoje. As plaquetas aumentaram para 56.000/mm3 e os leucócitos para 4.100/mm3 (ontem ele recebeu uma transfusão de plaquetas e uma nova dose de Granulokine® -- leia Leucócitos do Lucca caem para 1400/mm3 hoje).

Com esse aumento expressivo, em especial no total de neutrófilos (que estão hoje em 3403/mm3), ganhamos novos motivos para comemorar e, principalmente, para afastar mais a hipótese de falha secundária da pega medular!

Outra boa notícia é que os marcadores do fígado também melhoraram: os níveis de TGO (39 U/L) e Bilirrubina (0,8 mg/dl) baixaram e estão absolutamente dentro da faixa de normalidade, o que são ótimos sinais. TGP (75 U/L) e Gama-GT (404 U/L) também cairam em relação a ontem mas permanecem acima do limite esperado.

Dr. Nelson acabou de passar aqui pelo quarto e nos disse que, com base em todos esses exames e no quadro geral de saúde do Lucca (que permanece bom! graças a Deus!), a hipótese mais provável da febre que ele teve na última segunda-feira seria mesmo uma hepatotoxicidade causada por um dos remédios que ele estava tomando, o VFEND®, que tem forte efeito sobre a função do fígado relacionado entre as reações adversas descritas em estudos e em bula.

Lucca saiu da última alta, no dia 30/4, tomando esse antifúngico, porque era o mais indicado para controlar o quadro de infecção anteriormente apresentado. Contudo, logo que chegamos no ambulatório em 04/5, depois de Lucca ter apresentado febre de 38,2oC e de o hemograma dele ter trazido alteração nas enzimas do fígado, a Dra Juliana suspendeu imediatamente o uso do VFEND®, de forma preventiva, mesmo sem ter ainda qualquer confirmação da ação de seu efeito colateral -- que é esperado, já que cada paciente reage de uma forma a diferentes medicamentos.


Saiba mais...
O VFEND® (voriconazol) é um medicamento antifúngico que se destina ao tratamento de infecções fúngicas que estão em fase de agravamento e que são passíveis de causar a morte. É indicado para adultos e crianças com idade superior a 2 anos que apresentem:

  • aspergilose invasiva (um tipo de infecção fúngica provocada por Aspergillus sp);
  • candidemia (um outro tipo de infecção fúngica provocada por Candida sp) em pacientes não-neutropênicos (que estão com uma contagem normal de glóbulos brancos);
  • infecções invasivas graves provocadas por Candida sp, quando o fungo é resistente ao fluconazol (outro medicamento antifúngico);
  • infecções fúngicas graves provocadas por Scedosporium sp ou por Fusarium sp (duas outras espécies de fungos).
A substância voriconazol pertence ao grupo dos triazóis, que atuam impedindo a formação de ergosterol (uma parte importante das membranas das células dos fungos). Sem a presença de ergosterol, o fungo morre ou é impedido de se propagar no organismo do paciente.



--------------------------------
ATENÇÃO: Cuide de sua saúde com responsabilidade! Não faça uso de remédios tarjados, que exigem prescrição médica, sem antes consultar um especialista!
--------------------------------

Nenhum comentário: