quarta-feira, 6 de maio de 2009

Peço licença para fazer um pedido pessoal: doem plaquetas, por favor!

Já não é a primeira vez que incomodo com esse assunto, vindo aqui prá pedir que o máximo de pessoas se tornem doadores de sangue, de medula, e, em especial, de plaquetas (leia também Campanha Doe Vida em Vida: Seja um doador de plaquetas). Mas, acreditem: é por uma causa mais do que nobre!

Desde que se internou aqui no Einstein pela primeira vez, há quase dois meses, Lucca já precisou receber 14 transfusões de plaquetas (a última ocorreu ontem...). Os procedimentos ocorreram sempre que o hemograma dele registrou plaquetopenia, isto é, um total de células abaixo de 20.000/mm3. Pacientes com esse quadro de deficiência plaquetária ficam bastante sujeitos a riscos de hemorragia e até de morte, já que as plaquetas são as células responsáveis pela coagulação sanguínea, indispensável para o organismo.

Até então, felizmente, o Banco de Sangue aqui do Einstein sempre teve amostras suficientes e as transfusões necessárias puderam ser feitas dentro do prazo recomendado. Ontem, contudo, não foi assim que aconteceu. De manhã, a equipe médica do Dr Nelson prescreveu uma nova bolsa de plaquetas para o Lucca já que seu hemograma registrou apenas 13.000/mm3. Só que não havia plaquetas disponíveis... O banco teve de trabalhar o dia todo para buscar uma amostra, realizar os testes de verificação necessários e, por conta disso tudo, a transfusão aconteceu somente no finalzinho do dia.....

Vivemos essa angústia toda mesmo sabendo que o quadro do meu filho era frágil porém não tão crônico, e que ele está sendo tratado (muito bem tratado, por sinal!) neste que é um hospital privado, considerado um dos melhores do mundo. Eu só pensava em quantos outros casos podiam estar passando por uma situação semelhante ou até mais graves que a do Lucca, para quem a falta de bolsas de plaquetas poderia ter um efeito fatal....

Muito em função disso, enfio minha vergonha na sacola e trago esse pedido, de novo! Como disse no início, a causa é nobre e a necessidade, enorme. Plaqueta é um componente do sangue que só pode ser captado por doação específica (não adianta ser doador de sangue) -- e os doadores cadastrados nos bancos de sangue em geral são poucos ainda.

Por favor: tornem-se doadores de plaquetas ou, na impossibilidade de fazê-lo, que sejam multiplicadores dessa idéia. Doar sangue é um ato de solidariedade. Mais do que isso, é um ato de amor e um brinde à vida!



Onde e como doar:

Nenhum comentário: