domingo, 17 de maio de 2009

Dra Juliana dobra a dose do protetor gástrico do Lucca e ele volta a se alimentar regularmente, deixando de ter náuseas e vômito

Desde ontem, Lucca passou a receber o dobro da dose do medicamento Losec (omeprazol), que vinha tomando antes e já deixou de apresentar o quadro de náuseas e vômito dos últimos dias.

Desde quarta-feira passada, ele não estava se alimentando bem (comia quase nada....). Além disso, mais frequentemente por volta de 10h da manhã e/ou 8h da noite -- horários em que ele recebe um número maior de comprimidos de uma só vez --, ele chegou a vomitar.

Como os exames gerais dele estavam bons e, afora isso, o estado geral de saúde dele permanecia estável, comentei com a Dra Juliana Folloni e com a Dra Carolina Camargo sobre minha desconfiança de que essa reação poderia estar mais relacionada a efeitos colaterais dos medicamentos sobre o estômago vazio do Lucca -- como ele tinha náuseas, e não se alimentava, o estômago ficava vazio na maior parte do tempo.

Ainda não se pode dizer que ele esteja fazendo ótimas refeições -- até porque, dos meus três filhos, Lucca sempre foi o mais chatinho e preguiçoso prá comer. De qualquer forma, ele está se alimentando muito melhor. Hoje, por exemplo, ele fez cinco refeições. Leves, é verdade, mas fez!


Hemograma e eletrólitos
Os exames de sangue colhidos hoje cedinho trouxeram resultados bastante positivos no que diz respeito aos níveis de Uréia (19), Creatinina (0,7), Magnésio (1,6), Cálcio (1,19), Potássio (3,3), Fósforo (3,7) e Sódio (137). Já as contagens de sangue -- em especial de leucócitos, neutrófilos, hemácias e hemoglobina -- voltaram a cair respectivamente para 1700/mm3, 901/m3, 2,7 de Hm e 7,7 de Hb.

A Dra Juliana Folloni decidiu acompanhar e esperar um pouco mais antes de optar por uma nova dose de Granulokine (medicamento que estimula a produção de leucócitos), mas, no que diz respeito aos glóbulos vermelhos, ela solicitou ao banco de sangue a transfusão para o Lucca de uma bolsa de hemácias, para corrigir o estado anêmico detectado hoje.

A queda significativa de hemoglobina registrada hoje foi bastante semelhante à ocorrida há uma semana, quando ele apresentou febre, precisou ser reinternado, e, descobriu-se depois, estava com um quadro de hemólise (destruição celular) -- leia também O que é hemólise?

Por conta disso, por volta de meio-dia, a equipe médica pediu exames complementares (em especial os que checam as enzimas do fígado e os eventais sinais de hemólise). Felizmente, os resultados não indicaram novas alternações.

Nenhum comentário: