domingo, 17 de maio de 2009

Bon Voyage, Tia Ju !!!!

Hoje nos despedimos, cheios de pesar, da Tia Ju -- a Dra Juliana Folloni, oncohematologista pediatra que integra a equipe do Dr Nelson Hamerschlak desde o ano passado. Foi super triste dizer esse tchau, por mais que soubéssemos que isso é temporário.

A Dra Juliana embarca amanhã para a França, numa viagem de cerca de 30 dias, para concluir projetos complementares aos cursos de especialização (fellowship) que ela fez no Hôpital Saint Louis (Universidade de Paris VII)Transplante de células-tronco hematopoiéticas; e no Hôpital Necker-Enfants Malades (Universidade de Paris V) em Imuno-hematologia pediátrica e Transplante de células-tronco hematopoiéticas em imunodeficiências primárias.

Juliana graduou-se em Medicina pela Universidade de Sâo Paulo em 2000. Nos cinco anos seguintes, concluiu residência médica pela mesma instituição em Pediatria e em Onco-hematologia Pediatra. Morou na França de 2005 a 2007, onde especializou-se em Transplante de Medula Óssea, Terapia Celular e Imuno-hematologia Pediátrica.


Boas lembranças
Lembro sempre do dia que vim ao Einstein, em setembro do ano passado, para conversar com Dr Nelson (dias antes, eu havia estado com Dr Fernando Kok, neurologista do Lucca, e ele havia me falado sobre a alternativa do transplante de medula óssea para o caso do meu filho. E Dr Nelson foi a primeira pessoa em que pensei naquele momento...). Lembro de nós sentados em seu consultório, lá no 12o andar do bloco D.... De toda a atenção, o carinho e a segurança que ele me transmitia a cada palavra que dizia. E lembro bem do quão seguro e entusiasta ele me falou sobre a Dra Juliana -- que havia se juntado à sua equipe há alguns meses...

Uma médica com especialização internacional em transplante de medula para pacientes infantis que sofrem de doenças genéticas e/ou congênitas tinha acabado de se unir ao grupo. Ela era super bem recomendada e da total confiança do Dr Nelson. Isso tudo no mesmo momento em que eu buscava no TMO a saída para salvar o Lucca..... Eu tinha certeza de que essa 'combinação de fatores' não era mera coincidência!

Boas surpresas
Embora a Dra Juliana Folloni já tivesse sido totalmente envolvida nos estudos, exames e acompanhamento pré-transplante do Lucca, vim conhecê-la pessoalmente quase cinco meses depois, quando daquela internação rápida que ele fez para fazer uma coleta de sua própria medula.

Foi uma grata surpresa deparar-me com uma médica de traços bastante joviais, um sorriso muito simpático no rosto, delicada e doce como uma menina. Fisicamente, ela parece mesmo uma garotinha. Uma garotinha catarinense talvez, a tirar pela loirice dos cabelos, pela claridade da pele e pelo azul dos olhos.

Contudo, desde suas primeiras palavras e das primeiras conversas que tivemos, foi muito fácil perceber que o que falta em sinais de idade na Dra Ju, lhe sobra em habilidade, técnica e competência profissional! Lhe sobra em gentileza, em comprometimento, em prudência, em dedicação também!



==> Ju, eu já te disse isso antes: te admiro muito! De verdade! Pela profissional e pela pessoa incrível que você é. Vamos sentir saudades nesses dias em que você estiver fora do Brasil mas sabemos que é por uma causa mais do que justa. Você é merecedora de todo o sucesso do mundo. E tenho certeza que o alcançará, dia após dia! Por agora, só posso te desejar uma ótima viagem, e muita sorte em mais esse projeto profissional.

Ah, e, me desculpa, mas acho que vai ser inevitável continuar falando de você no Blog. Porque o Lucca me disse hoje: "mamãe, a Tia Ju vai viajar, certo? Mas lá ela tem computador, né? Você continua conversando com ela pelo blog? Pra ela saber como eu tô... Senão como ela vai fazer pra falar de mim com o Dr Nelson pra eles me darem alta quando eu estiver bem?....".

Até expliquei que os outros médicos da equipe também o acompanham em detalhes desde o começo e que vocês todos sempre trabalharam juntos. Ele emendou: "eu sei.... Ela até disse que não vou poder ir na festa junina desse ano né?!.... Mas, sabe, ela é legal".

Obrigada, sinceramente! Por cuidar do Lucca -- e de mim também -- com tanto carinho!!!
Mande notícias quando puder, tá?
E, na tua volta, me promete que sua primeira entrevista vai ser pro Blog da Lu, pls!
Um beijo enorme!
Lu (e Lucca)

Nenhum comentário: