segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ampliando o espectro de discussão, com todo o prazer!

Desde o início dessa história toda com meu filho, tenho recebido muitos e-mails e telefonemas -- de pessoas que se solidarizam com a doença do Lucca; outras que passaram ou ainda passam por situações semelhantes com amigos e familiares que sofrem ou sofreram de adrenoleucodistrofia; daquelas que vivenciam ou conhecem pessoas que precisaram, precisam ou virão a precisar de um transplante de medula por doenças completamente distintas; enfim....

Leio e respondo a todos, e faço isso com um prazer imenso. Porque sempre me agradou ajudar de alguma forma, nem que seja dividindo e disseminando as informações a que tive a oportunidade de ter acesso.

Noutro dia, vocês devem se lembrar, dividi aqui no Blog informações sobre diabetes -- nada que tenha a ver com o estado de saúde do Lucca, mas com o da saúde de uma amiguinha dele. E de novo digo: fiz com muito gosto. E assim pretendo continuar fazendo.

Hoje recebi mais uma mensagem super bacana, que, me perdoem a falsa-modéstia, mas me encheu de orgulho. Vejam abaixo:

zenir disse...
"oi, sou nova por aqui, li essas informações e achei-as muito úteis, mas gostaria de compartilhar tambem com voces uma duvida...sealguem poder me responder...minha filha apresentou fosforo mais que o normal, alterado...o que pode significar isso? fiquei bastante preocupada, ela sempre está com sono e cansada, pode ter alguma relação?se tu, Lu, puder me responder, ficarei imensamente grata. Um abraço, Zenir"

Reitero sempre: sou jornalista, não médica. Embora os assuntos de saúde tenham ganho meu coração especialmente depois que comecei a atuar como executiva de Comunicação, Marketing e Assuntos Corporativos em indústrias farmacêuticas de pesquisa. Na época em que eu trabalhava na Bristol-Myers Squibb, sempre brincava com meus amigos médicos usando uma piadinha meio maldosa mas engraçadinha que circula pelo meio: "médico pensa que é Deus. Sem problemas. Jornalista tem certeza de que é" -- claro que não posso dizer isso quando estou em minoria rs.........

Mas, como falei, isso não passa de um 'xiste', uma piadinha pra descontrair. Respeito muito a classe médica, fiz grandes amigos nessa área, me tornei admiradora de vários infectologistas, hepatologistas, neurologistas, cardiologistas, hematologistas, endocrinologistas, clínicos, ginecologistas, cirurgiões, pesquisadores etc.

E é a eles que sempre recorro quando me aparece uma dúvida.

Quando li hoje no Blog a mensagem dessa mãe, a Zenir, busquei nos meus guardados e junto às minhas fontes de informação e bancos de dados o que eu tinha sobre a incidência de fósforo no sangue. E também pedi a ajuda da Dra Juliana Folloni, que acompanha o Lucca aqui no Einstein.

Com base no que levantei, preparei um breve e despretensioso resumo -- que vou postar logo em seguida a essa mensagem. Espero ter contribuído de alguma forma. Mas, lembro, é só uma compilação de informações. O importante mesmo é consultar o médico com regularidade e buscar um especialista sempre que houver algum indício de que algo está fora do esperado com nossa saúde.

Ah, em tempo.
Essa situação me fez colocar em prática uma outra idéia que surgiu semanas atrás de uma conversa com uma querida amiga, Tati. Criei uma comunidade no orkut chamada "Blog da Lu" (acesse clicando em http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=56234308&refresh=1), que abri pra captar dúvidas de Saúde & Medicina como essa e muitas outras que recebo. Também pretendo criar uma lista de discussão na internet aberta (Yahoo Groups, por exemplo) -- mas isso eu ainda preciso aprender melhor como se faz (meu ex-marido é que é bom mesmo nisso e vou pedir a ajuda dele!).

Um comentário:

Tatiane Minharro disse...

Tb sou boa nisso... se precisar de ajuda é só gritar...
Já me add na comunidade.... rsrsrsr

bjs