segunda-feira, 13 de abril de 2009

Um pouco mais sobre a ação do Fósforo no sangue

Como mencioneio antes, recebi hoje a dúvida abaixo:

zenir disse...
"oi, sou nova por aqui, li essas informações e achei-as muito úteis, mas gostaria de compartilhar também com vocês uma dúvida...se alguém poder me responder... Minha filha apresentou fósforo mais que o normal, alterado... O que pode significar isso? Fiquei bastante preocupada, ela sempre está com sono e cansada, pode ter alguma relação? Se tu, Lu, puder me responder, ficarei imensamente grata. Um abraço, Zenir".

Na tentativa de ajudar, busquei reunir algumas informações em bancos de dados de pesquisa clínica, em centros de estudo sobre saúde e junto a alguns especialistas.

ANTES DE MAIS NADA, ATENÇÃO, POR FAVOR:
Lembro que são apenas informações gerais captadas e compiladas jornalisticamente. O importante é consultar seu médico com regularidade e buscar um especialista sempre que houver suspeita ou algum indício de alteração em seu estado geral de saúde. A informação correta e o diagnóstico precoce de eventuais doenças são importantes ferramentas para garantir uma melhor qualidade de vida.




EXCESSO DE FÓSFORO NO SANGUE
O fósforo é um elemento químico não-metálico alotrópico, venenoso e altamente inflamável. É simbolizado na tabela periódica pela letra P e pelo número atômico 15. É essencial na dieta humana e está envolvido, de alguma forma, em quase todos os processos metabólicos do organismo.

Assim como o cálcio, o fósforo atua ajudando a manter a integridade dos dentes e principalmente dos ossos – que, por sua vez, têm a função de sustentar os músculos e proteger o cérebro de traumatismos.

O fósforo pode ser encontrado em vários alimentos. Os queijos e demais derivados do leite, carnes, ovos, legumes, chocolate, peixes e a casca dos cereais contêm grandes quantidades de cálcio e também de fósforo. Como o organismo precisa de cálcio, mas não pode ter fósforo em excesso, é necessário manter uma dieta rica e bastante equilibrada no que diz respeito às quantidades destes dois elementos, que, uma vez metabolizados, são expelidos pela urina.

Porém, um eventual comprometimento das funções renais faz com que a absorção do cálcio nos intestinos seja reduzida, diminuindo seu teor no sangue. Ocorre também uma menor eliminação do fósforo – o que acarreta seu aumento no sangue. Isso conduz a um aumento da atividade de pequenas glândulas do pescoço, chamadas de paratireódes, e sua consequência pode ser fraqueza dos ossos, manifestada por dores e fraturas.

O prurido intenso (coceira) é um sinal visível importante de que há fósforo em excesso no organismo. Deve-se evitar coçar e procurar manter a pele limpa e hidratada com cremes específicos para tal (cremes anti-pruriginosos).

Medicamentos chamados quelantes de fósforo podem ser prescritos pelo médico para garantir que o mineral não permaneça acumulado no organismo. Estes remédios ligam-se ao fósforo dos alimentos no intestino e, desta forma, ele pode ser excretado nas fezes, sem ser absorvido para o sangue. Os quelantes mais modernos não contêm mais alumínio em sua composição, para evitar doença óssea relacionada.


=>Tentando responder à dúvida da Zenir:
Com base nessas informações, pode-se dizer que um excesso de fósforo no sangue (isto é, quantidades acima de 6 mg/dl), a princípio, seria um indício de desequilíbrio na dieta alimentar e/ou de alguma insuficiência renal.

Você mencionou em sua mensagem que sua filha tem apresentado mais sono que o comum e um pouco de cansaço também. Temos duas informações significativas em mãos: o nível elevado de fósforo que você relatou, e o fato de que o não funcionamento perfeito dos rins pode causar outros efeitos, tais como alterações sanguíneas e, como consequência, quadros de anemia.
Isso porque os rins produzem um hormônio (a eritropoetina) que estimula a produção e o amadurecimento das células vermelhas do nosso sangue, chamadas hemácias, e a incorporação do ferro dentro das hemácias. A anemia decorre da falta do estimulo para a produção das hemácias, isto é da falta da eritropoetina. Fraqueza, cansaço, palpitações e dor no peito podem aparecer nesses casos, dependendo da intensidade da anemia.

No seu lugar, eu voltaria ao médico que solicitou o exame de pesquisa da quantidade de fósforo no sangue de sua pequena e, também, buscaria um nefrologista – que é o médico especialista em doenças dos rins e aparelho urinário em geral – e relataria o que você me contou.

Espero ter sido útil de alguma forma!
Por favor, mantenha contato.
Use o email blogdalucianaleite@gmail.com.

Nenhum comentário: