sexta-feira, 27 de março de 2009

Lucca repõe fósforo no organismo e nós aprendemos mais uma curiosidade

Essa experiência toda que estamos vivendo tem nos trazido grandes ensinamentos. Pessoais e também científicos. A cada dia, aprendemos um pouquinho mais sobre os mistérios do corpo humano e como cada órgão e cada célula têm sua função específica -- por isso da importância de ter todos os elementos em perfeito equilíbrio.

Hoje, aprendemos mais uma curiosidade.

Lucca começou a tomar um novo remédio -- do qual, a propósito ele não gostou nada, nada. Trata-se de um composto de fósforo (representando pela letra P na tabela periódica que reúne todos os elementos químicos), já que os últimos exames indicaram a necessidade de reposição desse micronutriente.

Os sintomas da deficiência de fósforo são:
- diminuição de apetite
- anemia
- fraqueza muscular
- dor nos ossos
- maior suscetibilidade a infecções

A hesitação toda do Lucca em tomar o medicamento é apenas por conta do seu sabor: "ah, mamãe, esse remédio é muito ruim....... tem gosto pior do que o do óleo (de Lorenzo). Parece uma mistura de arroz, com feijão, com tomate, com alface, com escarola, com farofa, argh..... e também de limão misturado com côco", definiu ele agora há pouco prá mim, enquanto fazia uma cara muito feia de puro nojo. Tanto que fui experimentar. E, devo confessar: gostoso o remédio não é mesmo! rsrsrs.... essa mistureba toda que ele usou pra tentar defini-lo até que faz sentido, porque o sabor lembra mesmo uma mistura de pouco doce com muito salgado. Mas o remédio é necessário para o Lucca nesse momento e só existe em solução para ser tomada por via oral, como xarope.

Foi explicando os riscos do desequilíbrio e as funções do fósforo no nosso organismo que o convenci a tomar o remédio sem reclamar (pelo menos, sem reclamar muito.... rs....). E fizemos o seguinte combinado: eu lhe daria a dosagem recomendada diretamente na boca com uma seringa, injetando de vez o líquido como fazíamos com o Óleo de Lorenzo. E, igualmente, ele tomaria uma copão de refrigentante logo em seguida pra tirar o gosto ruim da boca.
Felizmente deu certo!!!


A IMPORTÂNCIA DO FÓSFORO NO ORGANISMO HUMANO

O fósforo tem numerosas funções críticas no organismo:
  • está presente em todas as membranas celulares;
  • participa ativamente do metabolismo dos glicídios;
  • atua na contração muscular;
  • integra a estrutura dos ossos e dos dentes, dando-lhes maior solidez;
  • entre outras funções.

Esse micronutriente está presente em todos os organismos vivos, no código genético (DNA e RNA), e é encontrado de forma natural em ossos. Mas a maior concentração ocorre no metabolismo intermediário de açúcares.

É responsável por ativar enzimas e manter o balanço ácido-básico do organismo. Isso quer dizer que o corpo precisa do fósforo para equilibrar seu pH, que deve estar sempre constante, garantindo o sucesso das reações químicas responsáveis por manter todos os órgãos funcionando perfeitamente.

Os legumes e os alimentos vegetais que derivam de sementes (como os cereais e nozes) têm níveis elevados de fósforo. A farinha de trigo integral contém uma maior concentração de fósforo que a farinha branca (cerca de três vezes mais). Leite e ovos também possuem alto conteúdo de fósforo, e conseqüentemente seus derivados (como o queijo, requeijão, iogurte etc.) contêm fósforo em quantidades satisfatórias em sua composição.

Mas nem todo fósforo presente em nossa dieta tem origem natural. O polifosfato, por exemplo, está presente como aditivo alimentar em alimentos como presunto e frangos congelados pré-embalados. Essa substância retarda a rancidez de alguns produtos, porque são agentes quelantes poderosos e atuam removendo os íons ferro e cobre (que são responsáveis pela auto-oxidação de lipídios nas carnes).

5 comentários:

Mário R. disse...

Lu, não sei se você tem a dimensão de quantas pessoas você está ajudando com seu blog.
No meio do 'turbilhão todo', como vc sempre fala, vc tem a sensibilidade de compartilhar coisas, sentimentos, dividir informações, e sem nunca perder teu foco, muito menos teus filhotes de vista.
Um dia vc me disse uma frase que nunca mais esqueci: "Somente os que se atrevem, são dignos de vencer". Lembra disso?
Te devolvo essa frase agora pra te rememorar de que o que vale nessa vida são os valores e os princípios que vc tem, e que são os que te levaram a criar esse espaço. Um beijo pra vc e pro Lucca.

Fernando Minharro disse...

Oi Lu...
Esse é para o Lucca...
Seu padrinho passou aqui para te deixar um beijão, dizer que está com muita saudade e esperando ancioso vc sair dessas férias aí, para jogar aquele contra no playstation...
Um beijão
Padrinho e Família

Unknown disse...

Oi, Lu, li seu comentário agora. Não sei se o pessoal que passou visita tentou mudar a reposição do fósforo, mas se não mudou, vou tentar ver com o pessoal da farmácia do Einstein se tem formulação em comprimido, assim acho que melhora um pouquinho o gosto, tá? Na segunda, te falo. Beijos para vcs dois.
Dra Alessandra.

Dra.Abelhinha disse...

Bom Dia Lu

passando pra te deixar mil beijinhos... força miga...

Lucca... sei que o remédio é ruim... mas sei tb que vc é um guerreiro... e logo.. logo... tudo isso vai passar... guenta firme !!

beijos melados.

Lilian Ferraz - Dra. Abelhinha

zenir disse...

oi
sou nova por aqui, li essas informações e achei-as muito úteis, mas gostaria de compartilhar tambem com voces uma duvida...sealguem poder me responder...minha filha apresentou fosforo mais que o normal, alterado...o que pode significar isso, fiquei bastante preocupada, ela sempre está com sono e cansada, pode ter alguma relação?
se tu Lu puder me responder ficarei imensamente grata
um abraço
zenir