quarta-feira, 18 de março de 2009

Lucca recebe transfusão de plaquetas

No final da tarde, logo após fazer a ultrassonografia que afastou a possibilidade de complicações no intestino e na região abdominal de forma geral, Lucca recebeu por cerca de 1 hora uma tranfusão de plaquetas.

A ação foi preventiva já que não se recomenda manter o paciente com contagem abaixo de 20 mil plaquetas. Lucca deu entrada no Einstein há 10 dias com um total aproximado de 300 mil plaquetas. Seu último hemograma, colhido hoje de manhã, mostrou que esse número caiu para 29 mil. Essa queda aconteceu paulatinamente desde o início da quimioterapia conforme esperado. Algumas febres que ele teve nos últimos dias, contudo, aceleraram um pouquinho mais a diminuição de seu total de plaquetas e era importante corrigir essa margem antes do transplante.

A plaqueta sanguínea (ou trombócito) é um fragmento de célula presente no sangue, formado na medula óssea. Sua principal função é a formação de coágulos, tendo portanto uma participação importante nos processos de coagulação sanguínea. Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mm³ de sangue. Sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose.

Transfusões de sangue em geral podem provocar reações tais como febres, tremores, calafrios e coceiras. No caso do Lucca, felizmente!, ele reagiu super bem, apresentando apenas um pouco de coceira nas costas, pescoço e cabeça -- que, por ter sido prontamente medicado, não duraram mais do que 20 minutos.


VALE A PENA LER!
----------------------------------------------------------------------------
Um manual distribuído pelo Hospital Albert Einstein, esclarecendo pacientes e acompanhantes sobre todos os detalhes de uma transfusão de sangue, salienta que, por regra, o sangue e seus componentes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas etc.) não são objetos passíveis de comercialização nem lucro -- não podendo ser, portanto, cobrados em hipótese alguma. Mas, como também não se trata de algo que possa ser fabricado ou sintetizado em laboratório, é importantíssimo contar com a solidariedade humana, já que se depende de doações voluntárias para manter os bancos de sangue abastecidos.

Vocês sabem bem o quanto assumi a ferro a fogo essa causa do incentivo à doação de sangue, de medula e também de cordões umbilicais -- pela facilidade que é doar e pela importância enorme que um simples ato carrega. Felizmente, havia hoje à tarde no Banco de Sangue do Einstein a quantidade e a tipagem necessária de plaquetas de que o Lucca precisava. Mas nunca é demais lembrar e pedir àqueles que quiserem e puderem: Doem Sangue!

Nenhum comentário: