segunda-feira, 16 de março de 2009

Começa a segunda infusão do ATG

Começou às 12h30 a segunda sessão de infusão do medicamento quimioterápico ATG, que atua suprimindo o sistema imunológico do Lucca para que or organismo dele possa receber as células de cordão umbilical encontradas no Banco de Sangue de Cordões de Nova York, nos Estados Unidos.

Para evitar, ou ao menos minimizar os efeitos colaterais que decorrem do uso desse medicamento e que, ontem, levaram Lucca a se sentir tão mal -- física e, por consequência, emocionalmente também --, a equipe médica alterou um pouco o esquema de administração da droga.

A quimioterapia à base de ciclofosfamida (a terceira de quatro sessões necessárias) hoje foi feita pela manhã entre 8h e 10h (ontem, foi realizada depois do ATG, entre o final da noite e o início da madrugada). Também estão sendo dados ao Lucca medicamentos que atenuem as reações que ele apresentou ontem, tais como febre alta, falta de ar, fadiga, taquicardia, dor muscular e de cabeça, náusea e vômitos. Outros cuidados extras foram a realização de um raio X do pulmão (que descartou a hipótese de acúmulo de líquidos na região da pleura, no pulmão); e o monitoramento da frequência cardíaca do Lucca durante todo o período de infusão do ATG (a fim de controlar e antecipar-se a eventuais distúrbios por aceleração que possam ocorrer).

Nesse exato momento, 14h10, Lucca dorme tranquilo. Continua sem apetite, sem vontade até de beber água, não quis tomar seu café da manhã nem o almoço. Mas isso não chega a ser um problema já que está recebendo pela veia soro e glicose suficientes para mantê-lo hidratado e alimentado.

Mais uma vez, o que me conforta é saber que tudo esta evoluindo exatamente como o previsto e que Lucca não apresenta nenhuma alteração que não seja esperada. E que a equipe de profissionais está realmente a postos amparando-o ao menor sinal de desconforto dele.

Nenhum comentário: