terça-feira, 17 de julho de 2012

Meningite: o que é e como prevenir

Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As formas mais severas da doença são causadas por bactérias. Além de causar danos permanentes ao sistema nervoso central, as meningites bacterianas têm alto índice de contaminação e de mortalidade.

“Os sintomas iniciais são os mesmo para todos os tipos de meningite e o sucesso do tratamento depende muito do diagnóstico precoce. Na dúvida, busque auxílio médico imediato”, alerta o infectologista Artur Timerman -- que fará uma palestra gratuita sobre o tema amanhã (18/7), às 15h, no Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo/SP.

No Brasil, os profissionais de saúde devem informar o Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual toda vez que há diagnóstico ou até mesmo suspeita de meningite. Os dados são importantes para evitar a disseminação da doença na comunidade. Apesar de acometer pessoas de qualquer idade, a meningite é mais comum durante a primeira infância. Por este motivo, crianças de até dois anos devem ser vacinadas contra as formas mais severas dadoença.

Serviço
A apresentação sobre meningite que será conduzida pelo Prof. Dr. Artur Timerman faz parte do ciclo de palestras do Programa Bem Viver do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Ela será transmitida ao vivo via internet pelo link www.pcomunic.com.br/bemviver.html e também pela página da instituição no Facebook. Os internautas poderão encaminhar suas dúvidas ao palestrante via online. Além da palestra, o hospital disponibiliza vídeos sobre o tema em seucanal no YouTube.

Palestra gratuita "Meningite"
Dia 18 de julho, às 15h
No Centro de Convenções do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, São Paulo/SP
Mais informações e inscrições: (11) 5080-4127 e (11) 5080-4351
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/HospitalEV


Sobre o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 205 mil consultas ambulatoriais, 140 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,3 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio 100 Melhores Empresas para Trabalhar Brasil 2011.

Nenhum comentário: