quarta-feira, 18 de julho de 2012

FDA aprova novo remédio contra obesidade à base de topiramato


O FDA (Food and Drug Administration), órgão americano controlador de alimentos, medicamentos, entre outros produtos, acaba de aprovar a comercialização de novo medicamento para o controle de peso e tratamento da obesidade, o Qsymia (inicialmente chamado de Qnexa), do laboratório Vivus. 

A medicação é uma combinação de duas drogas já utilizadas mundialmente, a pentermina e o topiramato.
Esta é a segunda droga que chega ao mercado norteamericano no intervalo de 40 dias, após a agência ficar 13 anos sem autorizar a entrada no mercado de nenhuma droga contra o excesso de peso.

O Qsymia é indicado para adultos com um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou acima, ou ainda para aqueles com IMC de 27 (sobrepeso) com a presença de comorbidades, como hipertensão, diabetes ou colesterol alto.

Segundo a presidente da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a endocrinologista Dra. Rosana Radominski, o Qsymia deve permitir que cerca 70% dos pacientes percam, em média, 5% de seu peso corporal. Contudo há possibilidades de se desenvolver efeitos colaterais como alteração da frequência cardíaca, xerostomia (boca seca) e mudanças no paladar, entre outros. “De 10% a 20% dos pacientes deve apresentar algum tipo de efeito colateral”.

O medicamento é contraindicado para gestantes devido ao alto risco de o feto desenvolver fenda palatina e/ou lábio leporino. O FDA aponta que a nova droga seja utilizada em associação a uma dieta hipocalórica e à pratica regular de atividades físicas. O Qsymia não está disponível no Brasil e, de acordo com Dra. Rosana, ainda não há uma previsão para que o medicamento seja submetido à avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Nenhum comentário: