segunda-feira, 25 de julho de 2011

Após decisão do CFM, médico diz que não fará mais cirurgia contra diabetes

Técnica foi rejeitada pelo plenário da entidade. Cirurgião criador do procedimento se diz 'otimista'


Do G1, em São Paulo

O médico Áureo Ludovico de Paula, criador de uma cirurgia que promete controlar a diabetes, afirmou que vai parar de fazer o procedimento nos pacientes de sua clínica após decisão do Conselho Federal de Medicina (CFM) de não colocá-lo na sua lista de técnicas aprovadas. Ele afirmou que só fará a cirurgia em universidades, para estudos na área.

“Se eles entendem que isso só pode ser feito em ambiente universitário, então a gente só vai fazer em ambiente universitário”, afirmou Ludovico de Paula ao G1.

A cirurgia foi criada, segundo ele, para controlar a diabetes. Nela, além do grampeamento para redução do estômago, é feito um reposicionamento da parte final do intestino, chamada de íleo (daí o nome). Essa área estimula a produção da insulina, o hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue e, com isso, a diabetes.

Um pedaço de cerca de metro e meio do final do intestino é retirado e colocado entre a parte inicial (o duodeno) e a do meio (o jejuno). A ideia é que, colocado mais para o começo do sistema digestivo, o íleo aumente a produção de insulina. O apresentador Faustão passou pelo procedimento em julho de 2009.

Entenda (Foto: Arte/G1)

O médico afirma que ainda não foi informado oficialmente pelo CFM sobre a decisão. No entanto, se diz “otimista” sobre a decisão.

“Lamento que não tenha sido aprovada, mas tenho uma visão otimista”, diz ele. “Estou otimista porque ela ainda pode ser realizada em universidades. O plenário achou que deveria ter prudência e eu parabenizo o CFM por isso”, afirmou o médico.

O CFM disse, em nota, que a técnica precisa de mais estudos. “Na avaliação da entidade, técnicas recentes – como a gastrectomia vertical com interposição de íleo – ainda precisam de mais estudos e pesquisas que comprovem sua eficácia e sua segurança para os pacientes para serem autorizadas”, afirma a entidade.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/07/apos-decisao-do-cfm-medico-diz-que-nao-fara-mais-cirurgia-contra-diabetes.html

Nenhum comentário: