quarta-feira, 13 de abril de 2011

O efeito do beijo na saúde

Beijar é bom demais. Eu adoro. E imagino que essa seja quase que uma unanimidade global!

Carinhos e carícias à parte, o beijo tem efeitos diretos não apenas na saúde emocional das pessoas, mas na saúde física também.

Especialistas dizem que beijar na boca movimenta mais de 30 músculos da face e da língua, num esforço que funciona como uma ginástica facial. Além disso, eleva para cerca de 150 bpm os batimentos cardíacos, o que gera maior bombeamento sanguíneo e aumenta a oxigenação das células, estimulando as funções circulatórias. Há ainda estudos que mostram que o toque dos lábios age diretamente na redução dos índices de insônia e das dores de cabeça. Para os preocupados com os quilinhos a mais, outra boa notícia: um beijo caprichado gasta, em média, doze calorias.

Há, contudo, o outro lado da moeda. Por estabelecer contato direto entre mucosas bucais, o beijo na boca pode favorecer a transmissão de algumas doenças como cárie, gengivite, herpes, mononucleose, tuberculose, gripe, rubéola, caxumba, sarampo, catapora e meningite.

Vale salientar aqui que, diferente do que muitos pensam, o beijo nunca foi estabelecido como forma de infecção pelo HIV. A quantidade de virus HIV na saliva é muito pequena e, além disso, nela existem várias enzimas que protegem a boca de uma possível contaminação. Só há perigo de contaminação pelo HIV caso as duas pessoas tenham péssima higiene oral e sangramentos constantes na boca. Feridas secas não conseguem transmitir o vírus. Uma pessoa que tem cuidados básicos com sua boca e costuma ir ao dentista não tem como transmitir o HIV através do beijo.

Em entrevista ao portal UOL, o dentista Paulo Sérgio de Almeida Fernandes explicou que, na língua, existem 92 espécies de microorganismos, incluindo os responsáveis pelo mau hálito. Segundo ele, o ideal é que a pessoa conheça quem está beijando e, se possível, observe alguns sinais externos como odor e pequenas feridas. A moda atual, especialmente entre os mais jovens, de beijar várias pessoas na mesma noite, não é nada saudável, na opinião do especialista.

Cuidados com a saúde bucal
Como dizem os comerciais de pasta de dente, hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. É preciso escovar corretamente os dentes e a língua, além de visitar o dentista de seis em seis meses para fazer um check up e limpeza. A falta de tratamento para problemas aparentemente simples, como cárie, gengivite e o mau hálito, pode acarretar, inclusive, a perda de dentes.

São sinais de boca saudável:
  • dentes limpos e livres de resíduos alimentares
  • gengiva que não sangra nem dói durante a escovação dos dentes ou o uso de fio dental
  • hálito inodoro

Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de problemas bucais:
  1. Escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente em todas as escovações;
  2. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  3. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;
  4. Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
  5. Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Nenhum comentário: