sexta-feira, 1 de abril de 2011

18 mil pessoas são esperadas em megacaminhada na Paulista neste domingo, 03/4

Evento, que será promovido pela Secretaria de Estado da Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física , pretende mobilizar a opinião pública sobre a importância da adoção de estilo de vida saúdável

A Secretaria de Saúde do estado de São Paulo promove neste domingo, 3 de abril, uma caminhada que deverá reunir 18 mil pessoas na Avenida Paulista, a partir das 8h30, atrás do Masp. O evento, que celebra o Dia Mundial da Atividade Física, faz parte do Agita Mundo, movimento que acontece simultaneamente em outros 40 países. Além da capital, pelo menos outras 54 cidades paulistas também terão atividades a partir deste domingo.

Realizada em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), a megacaminhada tem como objetivo incentivar a população a dedicar pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, durante cinco dias por semana.

As cinco mil primeiras pessoas que chegarem ao Masp receberão gratuitamente um kit para a caminhada contendo camiseta e bexiga. Os participantes serão acompanhados durante todo o percurso por três trios elétricos, que chamarão a população a se juntar ao grupo. A caminhada termina na Assembléia Legislativa, na região central, onde as atividades continuarão por mais uma hora, com uma sessão de ginástica.

“Caminhar faz muito bem à saúde. Esta iniciativa é fundamental para alertar a população paulista sobre a necessidade de usar a atividade física como importante arma para prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos”, diz o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.


Sobre o Agita Mundo

O Agita Mundo é um programa que nasceu em São Paulo, batizado Agita São Paulo, e desde 2002 foi adotado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como referência em ação de promoção da saúde. A OMS aponta o sedentarismo como o inimigo público número 1 de saúde. O comportamento sedentário é reponsável pela morte de cerca de 3,2 milhões pessoas por ano em todo o mundo.

Nenhum comentário: