segunda-feira, 7 de março de 2011

Se beber, não dirija. Mas não dirija mesmo, por favor!!

Quem me conhece, sabe que não gosto mesmo dessas mensagens tipo corrente, por mais que venham carregadas de emoção e de um propósito sobrehumano de conscientizar as pessoas.

Eu mesma, hesitei prá burro quando decidi, em 2008, escrever aquele email pedindo pras pessoas se cadastrarem no Redome pra tentarmos achar um doador de medula óssea compatível com meu Cucca. Tinha muito medo de incomodar as pessoas e, principalmente, de banalizar o assunto, fazendo-o parecer não sério.

Acabei escrevendo e, prá minha surpresa, aquela mensagem rodou o mundo inteiro, literalmente! Muita gente se sensibilizou e, o melhor: contribuimos pra triplicar naquela época o número de doadores de medula cadastrados somente no Brasil. Algo que nunca terei como agradecer!.....

Mas até pela força de impacto que sei que tem mensagens como essa, sempre cuido muito do que e como passo algo prá frente pela rede principalmente.

E daí que hoje, feriadão prolongado, eu com uma gripe daquelas, toda entupida (rs...), decido checar meus emails pessoais e encontro uma mensagem linda, tocante, mas daquelas que te convidam a assinar seu nome numa lista no final e repassar prá o maior número de pessoas que se conseguir... Corrente....

Confesso que cheguei a pensar em deletar a mensagem, mas ela fala de uma coisa realmente importante. Se o conteúdo é história ou estória, não importa muito. Porque o que está ali é algo que acontece de verdade todos os dias.

Falo dos terríveis acidentes de carro que acontecem causados por pessoas, jovens e adultos, que saem, se divertem, bebem e dirigem sem qualquer cautela ou responsabilidade. E muitas vezes matam....

De novo, se esse relato especificamente, que chegou até mim -- e que decidi dividi-lo aqui -- é verdadeiro ou não, não posso assegurar. Mas, de qualquer forma, vale ler, pensar a respeito e tentar passar isso pra frente.

-------------------------

"Mãe,

Fui a uma festa, e me lembrei do que você me disse.
Você me pediu que eu não tomasse álcool, mãe...
Então, ao invés disso, tomei uma 'Sprite'.
Senti orgulho de mim mesma, e do modo como você disse que eu me sentiria, e que não deveria beber e dirigir.
Ao contrário do que alguns amigos me disseram, fiz uma escolha saudável, e teu conselho foi correto.
Quando a festa finalmente acabou, o pessoal começou a dirigir sem condições...
Fui para o meu carro, na certeza de que iria para casa em paz ...
Eu nunca poderia imaginar o que estava me aguardando, mãe...
Algo que eu não poderia esperar ....
Agora estou jogada na rua, e ouvi o policial dizer: ‘O rapaz que causou este acidente estava bêbado’.
Mãe, sua voz parecia tão distante...
Meu sangue está escorrido por todos os lados e eu estou tentando, com todas as minhas forças, não chorar...
Posso ouvir os para-médicos dizerem: ‘A garota vai morrer’.
Tenho certeza de que o garoto não tinha a menor idéia, enquanto ele estava a toda velocidade, afinal, ele decidiu beber e dirigir, e agora tenho que morrer..
Então por que as pessoas fazem isso, mãe? Sabendo que isto vai arruinar vidas ?
E agora a dor está me cortando como uma centena de facas afiadas...
Diga a minha irmã para não ficar assustada, mãe!
Diga ao Papai que ele seja forte. E quando eu for para o céu, escreva 'Garotinha do Papai' na minha sepultura.
....Alguém deveria ter dito aquele garoto que é errado beber e dirigir....
Talvez, se seus pais tivessem dito, eu ainda estaria com possibilidades de continuar viva.
Minha respiração está ficando mais fraca, mãe, e estou realmente ficando com medo...
Estes são meus momentos finais e me sinto tão despreparada!...
Eu gostaria que você pudesse me abraçar, mãe... Enquanto estou estirada aqui, morrendo, eu gostaria de poder dizer que te amo, mãe...
Então.... Te amo e adeus...!”

(Dizia o email que essas palavras foram escritas por um repórter que presenciou o acidente. A jovem, enquanto agonizava, teria dito essas palavras e o repórter, as teria anotado...)

Nenhum comentário: