sexta-feira, 24 de abril de 2009

No primeiro dia sem Granulokine®, total de leucócitos do Lucca caem um pouco

Resultado já era esperado e, segundo a equipe médica, não é sinal para preocupação nesse momento


O hemograma de hoje do Lucca registrou 3800/mm3 leucócitos, uma redução de aproximadamente 30% em relação ao resultado de ontem. Contudo, segundo a equipe médica, essa queda não é um fator preocupante nesse momento. A oscilação nos níveis de glóbulos brancos ainda é esperada, em especial a partir do momento que Lucca parasse de receber o medicamento Granulokine® -- que contém G-CSF recombinante e tem a função de provocar aumentos evidentes nas contagens de leucócitos no sangue periférico em vinte e quatro horas. E ontem foi o primeiro dia desde o transplante que Lucca deixou de receber o Granulokine®.

De acordo com a Dra Juliana Folloni, é preciso olhar para a quantidade de neutrófilos -- que hoje, com 2812/mm3, continua muito satisfatória. Além disso, com a queda na estimulação, a quantidade visível no sangue periférico pode diminuir mas, muito provavelmente, a quantidade dentro da medula permanece sem alterações significativas.

Outro fator positivo a ser considerado é que ele está respondendo bem aos medicamentos por via oral, e mantem um bom estado geral de saúde, sem ocorrência de febres, sem presença de vírus ou outras infecções. O nível de uréia na urina permanece um pouquinho elevado mas o funcionamento dos rins, e também do fígado, permance bom.

Hoje pela manhã, quando da visita do Dr. Fábio Kerbauy, perguntei sobre suas impressões a respeito do resultado do primeiro exame de quimerismo divulgado ontem, já que ele tem grande especialização e vários trabalhos nesta área. Sua opinião é de que é altamente positivo esse primeiro resultado de de 92% de células da doadora no sangue do Lucca. Isso porque, com base nos protolos clínicos, já que o número tende a aumentar (já até deve ter aumentado do dia em que o sangue foi colhido) e principalmente porque se considera queimerismo completo o registro de índices a partir de 95%.

Um comentário:

Dra.Abelhinha disse...

PARABÉNS LU

ESTIVE ACOMPANHANDO A LUTA DO LUCCA E DA FAMILIA...

E TORCENDO MUITO...

DEUS OS ABENÇOE ... IMENSAMENTE !!

BEIJOS NO CORAÇÃO.

LILIAN FERRAZ - DRA.ABELHINHA