sábado, 11 de abril de 2009

Haja coração!!! 330 leucos...

Lucca até sonhou com isso. Hoje cedinho, quando a Tania* entrou aqui, o pegou murmurando enquanto ressonava: "300, 400, 500.....". Será que estava conversando com suas células de defesa? Provavelmente hehehe.... Porque fato é que nossa ansiedade pela contagem diária de leucócitos é notória. Nunca esperamos tanto pelo número 1000!

Ainda não são 500 ou 400, mas também já não são mais só 300. O hemograma de hoje trouxe um total de 330/mm3 leucócitos!!! Desde 5 para 6 de abril, eles só apresentam aumento a cada dia, o que pode vir a ser um ótimo indício de que, agora, as células de cordão, infundidas no organismo do Lucca em 19/3/2009, começam a apresentar os primeiros sinais de replicação.

De novo: estamos falando em 33% da meta mínima que precisamos alcançar. E ainda é cedo para festejos e fogos de artifício. Mas para quem oscilava no início entre 20 e 40, 330 é um número prá lá de otimista. Não estou cantando a derrota antes do tempo mas, tudo indica, minha aposta no bolão já era rs...... Eu tinha falado que a pega medular aconteceria no dia D+24, ou seja, amanhã. Não é impossível mas é difícil que isso ocorra. Ok! Continuo na torcida, agora assumindo a mesma aposta do Lucca.

Ele diz que sua medula vai 'pegar' na quarta-feira (que será o D+27, dia 15 de abril). Ou então no dia 22/4 (D+34). Segundo Lucca, sua torcida tem a ver mesmo é com o dia da semana: "é que quarta-feira é dia de feira na casa da vovó, mamãe. É dia de pastel. Você sabe que eu aaaaamo pastel!!! E você lembra, mamãe, quando eu te disse lá no ano passado que, quando minha medula estivesse nova, eu iria comer 8 pastéis???? hahahaha....".

Essa história é mesmo verdade. Quando ele começou a tomar o Óleo de Lorenzo, precisou associar uma dieta hipogordurosa. Isto significou ter de trocar, poe exemplo, presunto por peito de peru light, leite integral por desnatado, requeijão por creamcheese, picanha por um bife de alcatra bem magrinho, batatas fritas por batatas assadinhas, pizza de quatro queijos por uma de mussarela light no máximo etc. etc. etc. Mas nunca vou esquecer do dia em que estávamos no consultório da nutricionista do CREIM/IGEIM** e ele recebeu uma negativa quando perguntou se os pastéis da feira, que ele adoro, poderiam ser mantidos toda semana. A carinha de frustração e o choro copioso que isso lhe causou foram de cortar o coração.....

Mas ele sempre seguiu a dieta direitinho. O que foi super bacana. Ele também sabia que, quando algo escapava além do cardápio hipogorduroso, o efeito vinha rápido: uma dor de barriga chata e uma diarréia brava hehehe...... Bom, alguns dias desde então se passaram. Era em meados de setembro do ano passado. Numa manhã, quando estávamos saindo de casa, ele veio me contar do sonho que havia tido na noite anterior: "Sabe, mamãe, nessa noite sonhei que era quarta-feira e eu tinha comido oito pastéis de queijo na feira da vovó. Nossa, estavam uma delííííícia!!!". Logo emendei: "imagino a dor de barriga que teve em seguida...risos...". Mas ele explicou: "Que nada, mamãe. No meu sonho, eu já tinha feito o transplante, não tinha mais adreno. estava bom de novo! Comi os pastéis prá comemorar ahahahah...".

Desde então, sempre acreditei naquilo com um bom presságio!





-----
* Referi-me à enfermeira Tânia, a "tia Tânia comprida!, como diz o Lucca
** CREIM/IGEIM é um centro de excelência na pesquisa, acompanhamento e no tratamento de doenças relacionadas a erros inatos do metabolismo, caso da adrenoleucodistrofia. Coordenado pela Dra Ana Maria Martins, trata-se de um serviço inteiramente gratuito, ligado à Unifesp / Escola Paulista de Medicina. Visite: http://www.unifesp.br/centros/creim/

Um comentário:

Katita disse...

Lu, pode falar pro Lucca me convidar para essa comilança toda de pastel que eu tb amo!!!!!
Ah, quanto ao dia D+24, eu tenho certeza que pelo aumento dos leucócitos dele, pode não ser hoje, mas é certo que não demora muito não!!!!
Eu acompanho sempre! Que alegria que eu estou.... estamos! O Juan sempre lê comigo!!!!
beijos em todos!