domingo, 12 de abril de 2009

Feliz Páscoa!!! - parte 2: Curiosidades

  • O joalheiro russo Carl Fabergé é o autor dos ovos de Páscoa mais famosos do mundo. Ele criou ovos de ouro, prata e pedras preciosas. Abertos, revelavam pequenas imagens de pessoas, animais, plantas ou prédios, e eram dados como presentes pelo imperador russo aos amigos. Entre 1885 e 1971, mais de 56 ovos desses foram produzidos. O mais caro já feito foi o Ovo de Inverno, vendido por US$ 5,5 milhões, em 1994. Ele carregava nada menos que 3.000 diamantes e 360 rubis.


  • 14 ovos gigantes da cidade de Koprivnica, na Croácia, serão exibidos em 13 cidades (Nova York, Madri, Budapeste, Bratislava, Klagenfurt, Zagreb, Dubrovnik, Varazdin, Koprivnica, Bjelovar, Djurdjevac, Krizevci e Molve). Eles são feitos de poliéster e pintados à mão por 20 artistas de associações locais - nada de chocolate. A notícia está no site Croatian Times, que também informa que os ovos fazem parte do movimento "Easter egg from the heart" (ovo de Páscoa do coração, em tradução livre), que tem o objetivo de promover a arte croata pelo mundo.

  • O ovo de páscoa considerado o maior do mundo foi construído em 1975, na cidade de Vegreville, em Alberta, no Canadá, em comemoração ao centenário da formação da Real Polícia Montada Canadense em Alberta. O ovo tem 9 metros de altura.

  • Um coelho de chocolate pesando quase três toneladas e com 3,4 metros de altura, foi contruído num shopping center de Florianópolis/SC e deve entrar para o livro dos recordes, Guinness Book, como o maior já construído no mundo. A escultura foi feita em chocolate e levou onze dias para ser montada.


  • Theobroma é o nome dado pelos gregos ao chocolate, que eles consideravam 'alimento dos deuses'. O botânico sueco Linneu foi quem o batizou assim em 1753.

Nenhum comentário: