sábado, 21 de março de 2009

Noite de sono contínuo e tranquilo, graças a Deus

Depois de quatro noites bastante tensas, com dores e muita coceira, Lucca felizmente passou muito bem a madrugada passada. Conseguiu dormir relaxado e não referiu desconfortos capazes de lhe tirar o sono ou o sossego. Com isso, também pude descansar um pouquinho, ainda que eu não consiga me desligar muito -- fico sempre alerta para o caso de ele precisar de mim de madrugada para fazer xixi ou por conta de alguma dor.

Ontem à noite, pouco antes de dormir, Lucca recebeu mais uma transfusão de plaquetas -- algo que é comum no pós-transplante. E não apresentou nenhuma reação alérgica. Eu estava mesmo desconfiada que, talvez, a coceira não fosse efeito colateral da transfusão -- até porque quando ele recebeu as células de cordão (que vêm em bolsa de sangue), não sentiu absolutamente nada.
Imaginei que, talvez, a alergia estivesse relacionada ao uso da ciclosporina -- um novo imunosupressor que ele começou a tomar um dia antes do transplante e que deverá manter por cerca de 9 meses (é indicado para evitar a DECH - doença do enxerto contra hospedeiro).

Agora cedo, às 6h, veio a confirmação: ele tomou a dose matinal da ciclosporina e, meia hora depois, começou a se coçar de novo. Mas, como ele havia sido preventivamente medicado para isso, o efeito foi bem fraquinho, quase imperceptível, tanto que ele continuou dormindo super bem até 40 minutos atrás.

Nenhum comentário: