quarta-feira, 18 de março de 2009

Lucca passou o dia bem

Como contei antes, Lucca acordou hoje por volta de 10h, fez seu xixi, não quis tomar o café da manhã e voltou a dormir, sem se queixar mais das cólicas que lhe tiraram sossego durante toda a madrugada.

Despertou novamente à 1h da tarde quando seu pai chegou trazendo um brinquedo com 18 jogos diferentes (lembrança da Tia Zilda e da Tia Ro), e outros dois presentes que ele gostou à beça: um pacotinho dos chocolatinhos MMs (que ele adora) e uma galinha dos ovinhos de ouro (que, na verdade, põe ovinhos de chocolate). Eles passaram a tarde toda juntos, conversaram bastante, riram e brincaram de HotWheel Cards.

Por conta das cólicas intestinais da madrugada, a equipe médica sugeriu uma ultrassonografia abdominal que, felizemente, mostrou que estpa tudo ok com ele e que tratou-se mesmo de um efeito da quimio sobre a mucosa intestinal.

Na verdade, mesmo com o término da quimioterapia ontem, reações adversas decorrentes do efeitos das drogas utilizadas ainda são esperadas. O importante é que -- por mais angustiante que seja pra ele sentir cada desconforto, e pra mim vê-lo sofrendo de dor -- esses efeitos seguem um padrão de normalidade, isto é, são efeitos esperados. Podemos dizer que são esperados efeitos até muito mais chatos do que os que ele vêm sentindo e que, graças a Deus e à atenção dos médicos, não o afetaram.

Esse processo todo de quimioterapia e transplante de medula é cheio de incertezas -- não há como precisar 100% como cada droga interferirá na qualidade de vida do paciente, nem mesmo como e quando e em que intensidade acontecerão efeitos colaterais. Varia muito de caso prá caso.

Vocês têm acompanhado e sabem que não é de todo fácil prá mim manejar tudo isso, segurando as pontas firme e forte. Mas, se é fato que tudo depende e varia de acordo com o paciente, quero manter meu pensamento só positivo: Lucca é um garoto muito especial, muito esperto, muito saudável e merecedor de coisas muito bacanas. Com ele, tudo dará certo e rápido! Já está dando!

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde Lucca e Luciana e familia!!!!!!!

não conheço vcs pessoalmente,mas,em orações a DEUS peçõ que os anjos do MEDICO DOS MEDICOS estejam acampados o tempo todo ao redor de toda a familia que ja é vencedora e em CRISTO vão ser mais que vencedores
um Super/Hiper abraço a todos
Leandro e familia