segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Educação orienta 4,5 milhões de alunos para prevenção contra Hepatite B

Medida visa incentivar os estudantes para se imunizarem contra a doença durante as férias

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo faz alerta aos pais de 4,5 milhões de alunos sobre a importância da vacina contra Hepatite B, distribuída gratuitamente na rede pública de saúde para jovens com idades até 24 anos.

A partir de hoje (12/12), no Portal da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br) estão disponíveis, para consulta de pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar, informações sobre a doença e um vídeo com orientações.

Como parte da ação, em novembro, profissionais da educação das diretorias regionais de ensino de todo o Estado foram orientados sobre a doença e formas de prevenção, por meio de videoconferência realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O objetivo é que os educadores possam abordar o tema na rede de ensino e incentivar a vacinação de alunos.

“Esse alerta é feito agora para que os estudantes aproveitem as férias para se vacinarem. Para que a imunização seja efetiva, é preciso que as três doses sejam tomadas corretamente,” explica Eleuza Guazzelli, responsável pela educação em saúde da equipe técnica de Ciências e Biologia da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.O tema também será abordado a partir de janeiro dentro do programa Escola da Família.

Sobre a doença
A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. O principal meio de transmissão é a relação sexual sem uso de preservativo, mas o contágio também pode acontecer por sangue contaminado e de mãe portadora para o filho.

Na maioria dos casos não existem sintomas e a hepatite passa despercebida. Em alguns casos ocorrem fadiga, falta de apetite, enjoo, vômitos, urina escura, pele e olhos amarelados e fezes esbranquiçadas.
Evitar a doença é fácil. É preciso tomar as três doses da vacina, usar preservativos em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure.

A vacina é administrada em três doses.  A segunda e a terceira dose devem ser tomadas respectivamente após dois e seis meses da primeira aplicação.

Um comentário:

PERSEVERÂNÇA disse...

PASSANDO PARA CONHECE-LA E DIZER "MUITO PRAZER".
GOSTEI DE SUAS POSTAGENS.
BJS NO SEU CORAÇÃO