segunda-feira, 6 de junho de 2011

Hoje é o Dia Nacional do Teste do Pezinho

Mais de 13 milhões de recém nascidos foram triados por meio do Teste do Pezinho em 10 anos de Programa Nacional de Traigem Neonatal


Hoje, 6 de junho, é o Dia Nacional do Teste do Pezinho e também a data em que se comemora dez anos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, criado pelo Ministério da Saúde para possibilitar tanto o diagnóstico quanto o tratamento precoce de quatro importantes doenças genéticas, identificadas na coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, logo após o nascimento.

A bem sucedida iniciativa foi possível graças aos esforços da APAE DE SÃO PAULO, que trouxe, em 1976, o exame para o Brasil, e lutou posteriormente por sua obrigatoriedade em território nacional.

Durante esses dez anos, a APAE DE SÃO PAULO já triou mais de 13 milhões de recém nascidos, prevenindo que as crianças diagnosticadas desenvolvessem deficiência intelectual e garantindo a melhora na qualidade de vida. O laboratório da organização é responsável por 50% dos testes realizados no estado de São Paulo. No ano passado, mais de 325 mil bebês foram triados, sendo as Hemoglobinopatias os casos mais diagnosticados, seguido pelo Hipotiroidismo Congênito.


Tipos de Teste do Pezinho oferecidos pela APAE DE SÃO PAULO
  • Teste do Pezinho Básico – composto por quatro diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.
  • Teste do Pezinho MAIS – este painel de exames, além das doenças do Teste do Pezinho Básico, detecta mais seis doenças: Deficiência de G6PD, Galactosemia, Leucinose, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Toxoplasmose Congênita.
  • Teste do Pezinho SUPER – faz o diagnóstico de 46 patologias e é um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes. Utiliza simultaneamente as metodologias tradicionais e a avançada tecnologia da Espectrometria de Massas em Tandem.
  • Teste do Pezinho Personalizado – é um painel composto dos exames obrigatórios, ampliado com outras patologias, de acordo com a orientação médica.

Por meio de um sistema de Busca Ativa, o Laboratório da APAE DE SÃO PAULO possui estrutura avançada e equipe interdisciplinar — neurologista, pediatra, hematologista, fonoaudióloga, endocrinologista, psiquiatra, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social — para a convocação e o acompanhamento dos casos com resultados alterados. Mais de 15 mil consultas com esse perfil foram realizadas com famílias em 2010.

“Estamos orgulhosos de ser peça importante no avanço da medicina diagnóstica do Brasil e de nos tornarmos referência em triagem neonatal. A organização acaba de completar 50 anos e foca seus esforços e investimentos em estudos e pesquisas científicas voltadas à prevenção, o que torna nosso compromisso ainda mais desafiador”, afirma Sonia Hadachi, responsável pelo Laboratório da APAE DE SÃO PAULO.

Nenhum comentário: