terça-feira, 15 de março de 2011

Apae comemora 50 anos com simpósio que discutirá Cérebro e Deficiência Intelectual

Novas abordagens sobre células-tronco, neurociência e desenvolvimento social serão destaque nas palestras proferidas por especialistas como a Dra Mayana Zatz

Como parte da agenda comemorativa de meio século de sua existência, a APAE DE SÃO PAULO realizará, no mês que vem, um Simpósio composto por três palestras de temas relacionados à Deficiência Intelectual. O encontro, que reunirá profissionais de renome da área da Saúde e convidados, acontecerá no dia 6 de abril, às 14h, no auditório da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizado no Memorial da América Latina.

Segundo o Dr. Esper Abrão Cavalheiro, presidente do Conselho Científico da APAE DE SÃO PAULO e professor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina, "o objetivo da iniciativa é abrir espaço para a discussão de temas relacionados ao conhecimento do cérebro, e à possibilidade de utilização de um novo arsenal terapêutico para o tratamento de patologias neurológicas crônicas, que podem gerar Deficiência Intelectual. Além disso, será abordada a necessiade de implementação de políticas voltadas para uma adequada inserção da pessoa com tal deficiência no país".

A Dra. Mayana Zatz, professora titular de Genética do Instituto Biociências da Universidade de São Paulo e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-tronco em Doenças Mentais, falará sobre o uso de células-tronco no tratamento de doenças genéticas na apresentação "Pesquisas com células-tronco: presente e futuro".

O cérebro de cada dia: a neurociência da vida cotidiana” será o tema central da palestra da Dra. Suzana Carvalho Herculano Houzel, professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do corpo editorial da revista Neurociências, apresentadora e roteirista da Rede Globo de Televisão.

Para finalizar a programação, a Dra. Ana Lúcia Gazzola, secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, conduzirá a palestra “Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Deficiência Intelectual”.

Como participar do simpósio
A inscrição no simpósio é aberta ao público e tem um custo de R$ 50,00 (para profissionais de saúde) e R$30,00 (para estudantes, familiares de pessoas com Deficiência Intelectual, profissionais de organizações parceiras e colaboradores de demais unidades da APAE). Mais informações pelos telefones (11) 5080-7061 / 5080-7007 ou no site www.apaesp.org.br.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO
A APAE DE SÃO PAULO é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, referência na prevenção e na melhor qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual. Atua em todas as fases da vida, da infância ao processo de envelhecimento. Pioneira em introduzir o Teste do Pezinho no Brasil, a Organização possui o maior laboratório do País especializado na área e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. Desde 2001, já foram realizados mais de 13 milhões de testes em bebês brasileiros. Ainda como prevenção da Deficiência Intelectual, a Organização promove e apóia pesquisas, investe em desenvolvimento tecnológico, produz e difunde conhecimento científico. Além disso, promove a inclusão social da pessoa com Deficiência Intelectual estimulando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam e escolaridade e a vida produtiva laboral, bem como, oferecendo atendimento jurídico aos atendidos e familiares acerca dos direitos e deveres da pessoa com deficiência. Em 2011, a Organização completará 50 anos de atuação.

Nenhum comentário: