segunda-feira, 8 de junho de 2009

MS aposta em “corrente” de doadores de sangue

Campanha vai estimular convites de habituais doadores a outras pessoas e também usa redes sociais da internet, como Orkut e MSN, para atrair público jovem


O Ministério da Saúde lança hoje, dia 8 de junho, uma nova Campanha Nacional de Doação de Sangue, que tem como slogan “Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar”. Segundo Guilherme Genovez, responsável pela Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a idéia é transformar o ato de doar em um hábito de vida saudável. Para aumentar o número de doadores e torná-los freqüentes, o MS aposta no “convite” de doadores a outras pessoas. “Queremos contar com o envolvimento de todos que já doam sangue e pedir para que eles convidem mais alguém para doar. Com isso criaremos uma corrente, onde cada doador chama mais um doador”, explica ele.

Essa será a primeira iniciativa do MS em buscar especificamente os diversos públicos da Internet. Comunidades virtuais como blogs, Orkut, Twitter, MSN e Google serão utilizados como ferramentas de comunicação para sensibilizar os possíveis doadores. “O jovem é um ator fundamental nessa corrente. Eles são os que mais têm hábito de vida saudável e os que conseguem mobilizar os amigos e os conhecidos”, lembra Genovez.

Também serão veiculados filmes na TV aberta e nos cinemas, além de spots em 27 rádios das capitais e em praças do interior do país.


De acordo com dados do governo, cerca de 1,8% da população brasileira já doou sangue nos últimos cinco anos. Os homens são responsáveis por mais de 70% das doações e os jovens entre 18 e 29 anos correspondem a 50% dos doadores. Em 2008, foram registrados 3,1 milhões de doações de sangue. Apesar de representar um percentual médio de doações nos últimos cinco anos, o Brasil opera em constante estado de emergência no que diz respeito aos estoques de sangue.

Todos os dias, milhares de procedimentos hospitalares são realizados e, em muitos deles, o sangue está presente. Por isso, é necessário que sempre haja estoque nos hemocentros que recebem o sangue de doadores voluntários.


DOAÇÃO
Para ser um doador de sangue, o indivíduo tem que ser saudável, ter entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50kg e não ter sido contaminado por doença transmissível. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas doem sangue, no máximo, três vezes ao ano. Os homens podem doar a cada três meses e as mulheres, a cada quatro meses, devido aos intervalos do ciclo menstrual. Cada doador contribui com 450ml de sangue, que é colocado numa bolsa plástica lacrada para evitar a contaminação e armazenado em geladeiras especiais, onde a temperatura é regulada.

Após a doação, o sangue é submetido a nove tipos de exames, capazes de identificar doenças como a aids, sífilis, doença de Chagas e hepatites. Se o resultado dos exames for negativo para todas as doenças, o sangue pode ser usado pelos próximos trinta dias, quando vence a validade. O doador também passa por um exame clínico que inclui uma entrevista. Nela, é verificado se o paciente não apresentou algum comportamento de risco, como ser usuário de drogas ou ter praticado sexo sem proteção. Se isso aconteceu, ele é automaticamente descartado como doador. Segundo o MS, esses são cuidados tomados para que o Brasil mantenha-se como um país de referência em segurança transfusional.


Estoques
A transfusão de sangue é necessária em cirurgias de grande porte, como as pontes de safena, também para hemofílicos, para pessoas que sofrem de câncer e outras doenças que necessitam de quimioterapia e para pacientes de hemodiálise. No total, são 5 milhões de transfusões por ano. O sangue também é usado para a produção de remédios hemoderivados, como os fatores de coagulação.

Por conta de ter essa utilização tão requisitada, dificilmente as bolsas coletadas por doação ficaa guardadas e/ou estoocadas por mais de uma semana. “A doação é um ato cívico, um comprometimento social. O sangue é um bem que não pode ser produzido artificialmente e somos obrigados a coletar de um indivíduo para utilizar em outro. É importante que a população crie uma cultura de doação. para mantermos os estoques de sangue seguros durante todo o ano”, diz Genovez.

Compartilho essa que é uma notícia super positiva e que vem de encontro à causa que tomei pra mim: a a doação de sangue, medula e plaquetas. Doe Vida em Vida. Não basta enaltecer a solidariedade ou dizer-se solidário. É preciso praticar isso. Pequenos atos como este fazem grandes diferenças!

Nenhum comentário: