segunda-feira, 25 de maio de 2009

Poeminha despretensioso: "Ser amigo"

Dias atrás uma pessoa muito querida prá mim fez aniversário e acabei escrevendo prá ele uma mensagem inspirada, um poeminha despretensioso. Peço licença pra compartilhá-lo aqui. Desejando um ótimo dia pra esse e pra todos os outros meus amigos de verdade!



Ser amigo
por Luciana Leite

"Ser amigo é muito mais do que figurar como o que liga todo dia, toda hora, todo minuto. Não é sequer estar acima de outras pessoas queridas. Ser amigo é estar por perto, mesmo que fisicamente longe. É caminhar lado a lado mesmo que só em pensamento. É trocar segredos, piadas, confissões, medos. É fazer gracinhas bacanas e as nem tanto. É dividir músicas que falam por si, trechinhos de textos que nos tocam, falar sério ou falar bobagem, dessas bobeiras que nos fazem rir até a barriga doer. É querer estar junto por estar, seja pra um programa top ou pra simplesmente comer pizza. É estar a fim e disposto a fazer qualquer coisa, mesmo que seja comer pipoca de madrugada vendo um filme de ação e bebendo Coca Zero. É dar e levar puxões de orelha quando merecido...

Ser amigo é ter vontade de ligar pra falar as coisas mais bizarras, às vezes só pra ouvir a voz do outro lado ou, noutras, pra fazer uma declaração despretensiosa de carinho. É chamar de ‘chuchu’, é abraçar apertado, com vontade e sem receio. É se pegar pensando no outro do nada, é ter vontade de rir junto, e de chorar junto se for o caso. É ficar horas ou dois minutinhos apenas teclando pelo MSN e continuar com a mesma vontade de encontrar pessoalmente, prá matar as saudades.

Ser amigo é compartilhar as novidades e, ao mesmo tempo, nunca se cansar de ouvir as coisas de sempre. É cantarolar a música que seu amigo gosta, e perceber como é legal que ambos têm gostos parecidos para algumas coisas. Ser amigo é admirar, é sentir falta, é ser leal, parceiro e companheiro. É gostar por gostar, dessas coisas que a gente não sabe bem explicar de onde veio nem quando começou. Só se sabe que existe, que é profundo, que é de verdade, que é gostoso de se sentir. Ser amigo é a base de qualquer outra coisa, de qualquer outro relacionamento. É a síntese da vida. E o que de melhor podemos dar de nós mesmos.

Nenhum comentário: