domingo, 19 de abril de 2009

No dia que completa 40 dias de internação, Lucca registra 1900 leucócitos e dá seu primeiro passeio fora do quarto

O hemograma de hoje trouxe números super positivos no que diz respeito às contagens sanguíneas. Lucca está com 1900/mm3 leucócitos, sendo que destes, 1520/mm3 são neutrófilos. O total de plaquetas também voltou a subir depois da infusão de ontem e alcançou a marca das 41.000/mm3.

Neste domingo, Lucca completa 40 dias desde que se internou aqui no Hospital Israelita Albert Einstein para se preparar e depois fazer o transplante de medula óssea. Foram dias em que vivemos de tudo, emoções das mais distintas. Algumas dores, alguns desesperos, momentos de aflição, mas também outros de renovação, de esperança renascida, de voltar a enxergar que há luz no fim do túnel.

A gente sempre quis acreditar que essaq tal luz havia, que tudo daria certo, que já estava dando certo! Mas ver e viver isso na prática tem um peso, um valor, um sabor diferente.

E não poderia ter havido coroação melhor do que a se passou agora há pouco: Lucca deu seu primeiro passeio fora do quarto! Dr Nelson Hamerschlak havia lhe prometido isso e, ontem, a Dra Juliana Folloni combinou com ele como seria. No momento da troca dos equipos de soro que ficam ligados ao catéter, os enfermeiros desconectariam os medicamentos e, por meia hora, Lucca poderia sair, passear um pouquinho pelo hospital, sem mesmo precisar carregar o 'Pedrão' (suporte de soro) com ele.

Ele tomou um bom banho (esse foi bem mais rápido que os últimos hehehe....), pediu pura vestir uma camiseta e um shorts bacanas (não quis descer com a roupa especial do TMO), e preparou-se para dar uma volta no Atrium que fica no hall de entrada do Einstein. Ele foi andando, não precisou ir com soro ou medicamentos -- apenas com o catéter do peito (assim como ficará quando tiver alta médica) e com a máscara no rosto, que será sua companheira quando sair daqui sempre que estiver na rua ou em ambientes em que estejam outras pessoas.

Tudo foi incrível mas a carinha dele ao abrir a porta do quarto, nossa, essa foi indescritível!
Uma lágrima pequena apareceu de leve no olho dele. Os músculos da perna pareciam doer um pouquinho. E no coração, estava notório um certo aperto: um misto de ansiedade, com alegria, com medo, felicidade, e um pouquinho de vergonha até. Mas a vontade de vida dele parecia falar mais alto que tudo isso.

Lucca desceu firme e forte, foi caminhando com as próprias pernas ("não, mamãe, não precisa de cadeira de rodas, não! Eu tô bem!"), como se levitasse na verdade. O primeiro lugar que quis ir foi na lojinha daqui onde se vende doces, revistas e brinquedos. Pediu que eu lhe comprasse algumas balas e chicletes, mas encantou-se mesmo com um livro ilustrado que apresenta o corpo humano por dentro e por fora -- e vem inclusive com um boneco transparente que permite ver o funcionamento de todos os órgãos.

Os trinta minutos de folga lá embaixo acabaram se tornando mais de 1 hora e meia, em que ele viu o movimento, cruzou com pessoas, recebeu algumas visitas de surpresa (Tia Tata, Didi, Tio Junior, Tio Adriano, Gui e Caio vieram visitá-lo e foi uma festa só quando o encontraram lépido e solto lá embaixo!), Ele ainda comeu as balas que comprou, explorou o corpo humano e, tudo de bom: pôde fazer decolar e voar o avião de controle remoto que havíamos comprado semanas atrás (e que não havia funcionado no quarto em que ele fica por conta da pressão negativa que há por lá). Dra Ju Folloni, super querida, que lembrou do avião e o incentivou a brincar com ele lá embaixo.

Bom, nem preciso dizer do quanto esse dia tornou-se especial pra ele, pra mim, prá todos nós, né?

As pessoas que me conhecem sabem que não sou uma religiosa das mais fervorosas nem tampouco gosto de ficar propagando ou pregando o tema. Mas acredito muito em Deus, em espíritos de luz que me acompanham e à minha família desde pequena, nos anjos da guarda que carregam meus filhos no colo. Acredito muito em São Judas Tadeu (que nunca me deixou na mão, muito pelo contrário, a propósito!). Virei uma super fã de Virgem Maria Peregrina a quem fui apresnetada pela minha grande amiga Karla. E, como sou daquelas que sempre achou que nada é por acaso e que meras coincidências não acontecem, não consigo deixar de pensar que hoje é dia 19 de abril. Dia de Santo Expedito. Santo das Causas Impossíveis e Pedidos Urgentes.

Definitivamente, NADA É POR ACASO!

Um comentário:

KARLA SARQUIS disse...

Fofa, querida e amada,

Definitivamente mais uma vez essa Virgem Peregrina veio provar seu poder. E vc sabe que eu uma católica bem meia-boca, mas a santa já provou pra mim inúmeras vezes (ai mesmo nesse Eisntein quando meu pai renasceu), que é poderosa...Esse será um dia inesquecível pra todos. É a vida começando a voltar ao normal e fazendo todos nós trasnbordar de alegria. Queria estar aí compartilhando deste momento...mas vcs estarao no meu pensamento!!!!

Um milhão de beijos