sexta-feira, 3 de abril de 2009

Leucócitos do Lucca chegam a 200 hoje!

Não se pode fazer previsões ou soltar rojões ainda acerca da 'pega medular' do Lucca. Isso porque o hemograma que é feito diariamente permanece trazendo contagens estáveis dos componentes sanguíneos dele, em especial nos niveis de hemoglobina e plaquetas -- o resultado de hoje apontou 9,5 g/dl, 32.000/mm3 respectivamente.


No que diz respeito ao total de leucócitos, contudo, hoje notamos um leve indício de que, talvez, em breve, tenhamos novidades e motivos de sobra para festejar. Ontem, Lucca estava com 100/mm3 leucócitos -- número que registrou hoje um crescimento de 100%!

Do ponto de vista prático e validado cientificamente, é necessário que o organismo do paciente transplantado mantenha, por 2 a 7 dias consecutivos sem a necessidade de transfusão:
- um nível de hemoglobina acima de 10.0 g/dl;
- mais 20.000 plaquetas/mm3;
- e leucócitos acima de 1000/mm3.


Com base nos estudos e pesquisas clínicas já realizadas, os especialistas dizem que quaisquer números de leucócitos abaixo de 500/mm3 têm o mesmo impacto inexpressivo e nos impedem de afirmar algo com relação ao sucesso do TMO (ou TCPH). Acima desse número, contudo, o cenário começa a sofrer alterações e as expectativas pela pega medular aumentam.



A CONTAGEM DE LEUCÓCITOS DO LUCCA


Desde o início, considerando o período pós-transplante, a contagem de leucócitos do Lucca oscilou entre 20-20-30-40-60-20 etc.... Houve um dos dias em que chegou a 100/mm3, mas logo no dia seguinte caiu para 40 leucos novamente (considerado um quadro falso-positivo, conforme o que os médicos esperavam mesmo).


Hoje, 3/4, Lucca está com 200/mm3 leucócitos, o dobro do número registrado ontem. E isso empolgou a todos por aqui. Como mencionei antes, ainda é cedo para fazer quaisquer prognósticos a respeito. Mas o hemograma de amanhã será muito importante! Dependendo do resultado, saberemos se a contagem está em contínuo crescimento. O que poderá significar que as novas células infundidas no organismo do Lucca no dia 19/3 estão começando a pegar....


Agora é cruzar os dedos, rezar e entoar pra que isso se confirme! Prá que o Lucca ganhe mais uma data de aniversário, para comemorar seu renascimento.

Conto, mais uma vez, com o pensamento positivo e a força de todos os meus amigos e pessoas do bem que acompanham a história do Lucca, se solidarizaram com ela e torcem para que tudo possa voltar a sua perfeita normalidade o mais rápido possível.

2 comentários:

Alex Ribeiro disse...

Oh Lu minha linda... torcida é o que não falta, viu? Um grande beijo, Alex

Anônimo disse...

Lu, dear

Esta noite combinamos aqui em casa: antes de dormir todos fazem um pedido, com um pensamento positivo bem CONCENTRADO, para essa paquera começar a rolar logo e amanhã o exame trazer boas surpresas...To com a santinha embaixo do meu travesseiro!!!!

love you

Karla