sábado, 25 de abril de 2009

Contagem de leucócitos caiu mais um pouquinho mas quadro geral continua bom

Lucca colheu nesta manhã seu primeiro hemograma depois da alta médica. Na verdade, a recomendação inicial dos médicos era que voltássemos ao ambulatório do Einstein apenas na próxima segunda, 27/4, para checar as contagens sanguíneas, os níveis de uréia, creatinina, sódio, potássio e também o nível sérico de ciclosporina no organismo dele.

Mas, com a baixa registrada nos glóbulos brancos de defesa no exame de sexta-feira (25/4), pedi com o coração apertado pra fazermos essa primeira visita de retorno hoje. Eu ficaria mais tranquila...

A coleta aconteceu por volta de 11h30 da manhã. De novo, o exame trouxe um número menor se comparado com o anterior: hoje Lucca está com 3100/mm3 leucócitos, sendo que, destes, 1829/mm3 são neutrófilos, 465/mm3 são linfócitos, e 651/mm3 são monócitos (ver mais em Os diferentes agentes da nossa defesa natural e Leucócitos: Entendendo o sistema natural de defesa do corpo humano).



Com a doçura e profissionalismo que lhe são peculiares, a Dra Juliana examinou meu filhote logo que os resultados sairam e manteve a mesma posição de ontem: a oscilação nas contagens é esperada nessa fase e não há motivos aparentes para preocupação, já que Lucca não está com neutropenia grave, isto é, quando o total de neutrófilos fica abaixo de 500/mm3.

Em contrapartida, o nível de plaquetas estava excelente: 102.000/mm3. Mas também, pudera! Ele saiu ontem do hospital com o 'tanque cheio', como brincamos. Havia recebido uma transfusão de plaquetas na quinta, quando amanheceu com 13.000/mm3 (portanto, abaixo do limite de 20.000/mm3), e mais uma ontem, antes da alta (mesmo estando com 42.000/mm3, com o objetivo de mantê-lo estável até o retorno na próxima segunda).

Bom.... As coisas estão caminhando bem, graças a Deus! E só quero pensar que assim continuarão!

Nenhum comentário: