segunda-feira, 30 de março de 2009

Mais uma vitória: Lucca não apresenta mais a mucosite oral

A mucosite oral, que incomodou bastante o Lucca especialmente nos 8 primeiros dias desde o ínicio da infusão da quimioterapia e do ATG, é página virada pra ele. Ontem, a Dra Fernanda, cirurgia dentista da equipe do TMO, esteve aqui para fazer a aplicação de laser em sua boca -- tratamento que esá indicado para prevenir, evitar e/ou para amenizar os efeitos das feridinhas que se formam nas gengivas, palato, língua e garganta como efeito da escamação do tecido epitelial da boca (reação adversa da quimioterapia e do trasplante em si).

No final da sessão, ela comentou, animada, sobre a melhora expressiva no quadro bucal do Lucca, pedindo contudo que ele mantivesse o uso contínuo do bastonete de manteiga de cacau para hidratar os lábios.

Hoje, quem veio visitá-lo foi a outra especialista do time, Dra Letícia, que o avaliou e, diante do quadro, suspendeu as aplicações de laser. Segundo ela, a mucosa da boca do Lucca está toda refeita e, dificilmente, voltarão a aparecer escoriações decorrentes do tratamento daqui prá frente.

Essa é, sem dúvida, mais uma importante etapa vencida nessa luta do Lucca. Assim como aconteceu quando ele deixou de apresentar aquelas cólicas intestinais super chatas e doloridas, as coceiras pelo corpo que tanto o irritavam, sem falar das náuseas, vômitos e quadros de alteração de pressão, febre e saturação sanguínea no sangue.

Felizmente ele tem experimentado melhoras a cada dia! E, tenho certeza, continuará assim!

Um comentário:

Mário R. disse...

Mais uma de grandes vitórias jpa conquistadas e de tantas outras maravilhosas que você terá pela frente na tua vida e com seus filhos, Lu. Bjo.