terça-feira, 10 de março de 2009

Lucca começa hoje as sessões de quimioterapia

Ainda hoje, 10/3, Lucca dará inicío às sessões de quimioterapia, processo indispensável para prepará-lo para a infusão das células progenitoras (stem cells) provenientes do sangue de um cordão umbilical localizado no Banco de Cordões de Nova York, nos Estados Unidos. Serão aproximadamente 5 a 7 dias de quimioterapia antes do transplante em si.

A função da quimioterapia é bloquear a multiplicação das células para que as novas possam ser infundidas e possam começar a se replicar com sucesso dentro do organismo do Lucca. Apesar de seu foco ser as células deficitárias, as substâncias químicas usadas nesse processo não distinguem as células e acabam atingindo todas as que existem no corpo. O tecido mais atingido é o epitelial, pois é nele que as células se multiplicam com maior intensidade -- motivo pelo qual muitos pacientes submetidos à quimioterapia sofrem de úlceras, queda de cabelos e pêlos. Entretanto, devido à sua grande capacidade de renovação celular, o tecido epitelial, mesmo quando “destruído” pela quimioterapia, é capaz de se regenerar por completo após o tratamento.

Os efeitos colaterais da quimioterapia são reconhecidamente desagradáveis para os pacientes mas a equipe do Dr Nelson Hamerschlak está cuidando de todos os detalhes para evitar isso, inclusive com medicações preventivas aos sintomas.


LUCCA ESTÁ INTERNADO NO EINSTEIN DESDE ONTEM
Conforme previsto, demos entrada no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) ontem, 9/3, por volta de 9h da manhã. Logo depois de se instalar no quarto onde permanecerá até que receba alta-médica, Lucca foi encaminhado ao centro cirúrgico onde, sob efeito de anestesia geral, passou pelo procedimento de instalação de um catéter na altura no peito por onde, a partir de então, ele receberá todas as medicações, substâncias quimioterápicas e a própria infusão das células de cordão encontradas. Graças a Deus, correu tudo muito bem! Ele está disposto e bem humorado. Só ficava bravo quando alguém passava na frente da TV -- porque, acreditem, passou o dia todo 'grudado' no Playstation rs.....

As coisas caminham bem, dentro do esperado, graças a Deus!

Nenhum comentário: