sexta-feira, 20 de março de 2009

Blog: o que é, como criar e como participar deste

Mesmo não sendo mais algo assim tão novo na internet, o Blog ainda não é amplamente conhecido por todos e muitas são as pessoas que não sabem como usá-lo porque não tiveram a oportunidade de se aprofundarem no assunto.

Blog é uma abreviação de 'weblog', que quer dizer 'registro eletrônico'. Trata-se de uma ferramenta de interação no computador que se destaca por seu caráter dinâmico e pela flexibilidade de acesso e de atualização.

A grosso modo, parece com uma página comum de internet. O que distingue o blog de um site convencional, contudo, é justamente a facilidade com que se pode fazer novos registros. Sua manutenção técnica não exige grandes conhecimentos específicos. É bastante simples escrever e publicar novas mensagens (também chamadas 'posts'), bem como acessá-las posteriormente. É hoje a ferramenta mais indicada para a criação de diários pessoais ou de grupos a serem disponibilizados na internet.

Há diversos provedores (vide sugestões de links no final desse texto) que oferecem essa ferramenta e trazem um passo-a-passo bem detalhado de coo criar seu blog, como configurá-lo, escolher tema, layout, formato etc. Se tiver interesse, entre em um deles e crie também seu próprio blog.


BLOG DA LU
O Blog da Lu foi criado com o objetivo de compartilhar o dia-a-dia dessa minha luta iniciada em 01 de agosto de 2008 quando recebi o diagnóstico de adrenoleucodistrofia do Lucca, meu filho mais velho, hoje com 8 anos e meio. Procuro incluir aqui o máximo de informações técnicas que sejam úteis e um pouco das impressões e sensações que toda essa situação me causa. Esperando, com isso, que eu possa ajudar pessoas que passem por situações semelhantes à minha.

As pessoas que acompanham esse Blog também podem participar ativamente de duas maneiras: 1. cadastrando-se como "Seguidores": esses usuários recebem notificações em seus emails sempre que o Blog é atualizado. Para isso, basta clicar no botão 'SEGUIR' que aparece logo abaixo na sessão Blog Connections, na coluna à direita, e seguir as instruções de casdatramento;
2. fazer comentários e mensagens nos posts que publico: no final de cada mensagem, ao lado do horário da publicação, há um link chamado 'comentários'. Basta clicar ali e será redirecionado para a página onde se escreve a mensagem. É necessário escolher como assinar a mensagem (quem não tem um endereço de email com extensão Yahoo ou Gmail, pode assinar usando as opções 'Nome/URL' ou 'Anônimo'). Participe! Será uma honra e um prazer enorme prá gente.


Alguns links interessantes:
Tenha Seu Blog Gratuito
Criarumblog.com
Onde criar Blog
Como criar um Blog
Aprenda a criar um blog no blogspot
UOL - Blog
Quero Criar um Blog
BLOGGER.COM.BR
Blog Terra Brasil

3 comentários:

Dra.Abelhinha disse...

Boa noite Luciana

apesar de não nos conhecermos pessoalmente... ainda... passo todos os dias por aki pra acompanhar notícias do Lucca.

Faço trabalho voluntãrio a anos, amanhã mesmo estarei de PLANTÃO MÉDICO NO HSP... é sei da importância do carinho... do abraço... da esperança .. em momentos difíceis.

Minha linda... guenta firme !! estou na torcida.

Beijos no seu coração.

Lilian Ferraz - Dra.Abelhinha

Anônimo disse...

QUERIDONA

Ai que peninha dessa coceira...mas logo ele vai estar livre de tudo isso. O "Cucca" já tem um monte de fãs no jornal :-)))
Quando ele sair daí vai ter que dar uma entrevista coletiva...

beijos e muita, mas muita força

luv

karla

Anônimo disse...

Lu minha amiga!!!! Saudades de vc!!!! Fiquei muito feliz em saber que tudo deu certo....eu tinha certeza! Te adoro saudades!!!!Beijos carinhosos para o Luccas!!!! Precisamos comemorar!!!Te adoro!!!Patty