Papanicolau transformou o quadro da doença em 10 anos
A realização de exames periódicos é uma maneira simples e eficiente de se evitar inúmeras doenças. Com o câncer de colo de útero, também chamado de cervical, a importância de um controle assíduo é ainda maior, já que podem se passar anos até que a doença se manifeste, mesmo com a pessoa já infectada.
O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, permite identificar se as células que podem desencadear o câncer estão alteradas ou não. O sucesso do preventivo fica por conta do fato de que o exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Com o Papanicolaou, o número de vítimas da doença vem diminuindo bastante. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva (o estágio mais agressivo da doença).
Atualmente, 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Anualmente o câncer de colo de útero faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos diagnósticos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário