segunda-feira, 3 de outubro de 2011

13/10: HSL fará palestra gratuita sobre cirurgia plástica

No próximo dia 13 de outubro, quinta-feira, às 19h, o cirurgião plástico Dr. Raul Telerman irá ministrar a palestra “Indicações da cirurgia plástica”, no auditório do Centro de Estudos do Hospital São Luiz, na unidade Anália Franco, localizada no Tatuapé, zona leste de São Paulo.
Na apresentação, com entrada gratuita, o especialista falará do custo-benefício que o procedimento pode representar ao paciente, o qual deve ter seu bem-estar sempre priorizado pelo médico. Dr. Telerman discorrerá também sobre os resultados reais que podem ser alcançados com a cirurgia plástica, sobretudo, nas mais comumente realizadas, como em regiões da face, mama e coxa.

A iniciativa é parte de um programa mantido pelo hospital na unidade Anália Franco que traz á população palestras sobre assuntos presentes no dia a dia, como: nutrição, obesidade, diabetes e câncer de próstata, entre outros.  A finalidade é discutir temas atuais e informar a população a respeito de prevenção, detecção e tratamento de doenças.

Estado de alerta -- O tema cirurgia plástica comumente ganha espaço na mídia, mais pelos estragos que acontecem do que pelos eventuais benefícios que podem trazer. No final das contas, essas reportagens acabam chamando a atenção para um problema sério e crescente: os riscos que o paciente corre caso cuidados essenciais não sejam considerados. Um levantamento realizado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, que abrange o período de 2001 a 2008, mostrou que cerca de 97% dos médicos que respondiam a processos ético-profissionais relacionados a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não possuíam título de especialista na área.  Muitos deles são ligados à chamada medicina estética, uma área que ainda não reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Contudo, também foram identificados médicos de outras especialidades que, aproveitando o ato cirúrgico, realizavam lipoaspirações pontuais, muitas vezes a pedido do próprio paciente.

Inscrições e mais informações sobre a palestra do dia 13/10 podem ser obtidas pelo telefone (11) 3386-1584 ou no site www.saoluiz.com.br.

Nenhum comentário: