terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Previna-se contra o Câncer de Pele. É simples. É muito importante!

Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia conta com apoio da La Roche-Posay na promoção de um tour que levará atendimento gratuito à capital paulistana e cidades litorâneas


A Sociedade Brasileira de Dermatologia, com o apoio da La Roche-Posay, inova na 11ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Até 7 de fevereiro de 2010, sempre nos finais de semana, o projeto 'Tour de Prevenção' percorrerá cidades da costa brasileira e capitais oferecendo orientação e atendimento gratuito sobre cuidados e prevenção ao câncer da pele -- que é o mais comum tipo de câncer no País, com cerca de 120 mil novos diagnósticos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em São Paulo, o tour estará no Parque do Ibirapuera nos dias 12 e 13 de dezembro, das 8h às 16h, com entrada pelo portão 3.

Além disso, o caminhão volante percorrerá um trajeto de cerca de 10 mil quilômetros do litoral brasileiro e em algumas capitais, incluindo cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Camboriú, Vitória, Vila Velha, Maceió, Aracaju, Recife, Natal, João Pessoa e Salvador. Serão dois consultórios e diversas equipes médicas realizando diagnósticos, entre 8h e 16h, a partir do exame de sinais, pintas e manchas. Apresentando suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito nos serviços credenciados de cada estado.

“A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele, daí a necessidade de utilizar-se a devida proteção contra os raios UV (UVA e UVB). Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura”, alerta a dermatologista Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha, informando que a população de pele clara está mais sujeita ao mal, mas nem por isso representantes de outras etnias devem se descuidar.


BANCO DE DADOS DO CÂNCER DA PELE
Ao final de todas as atividades relacionadas à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele de 2009, os números de atendimento de cada estado serão computados e passarão a integrar um banco de dados nacional, segmentado por regiões, sexo, idade e cor. Este ano, com a inclusão do pioneiro tour, acredita-se que o número de atendimentos seja, em muito, superado.

No ano passado, do total de 43.800 consultas em um único dia de ação nos postos de atendimento cadastrados, 65,4% das pessoas examinadas confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos — considerado o mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade.

A Dra. Selma Cernea afirma que o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz. Além disso, para ela, a avaliação dos resultados é ponto muito importante do processo. “Ao liberar estes números, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) contribui para abastecer entidades médicas, autoridades e a sociedade em geral, com subsídios para o conhecimento epidemiológico do câncer da pele no país, bem como instrumentação para novas ações preventivas”, diz.


ROTEIRO DO TOUR DE PREVENÇÃO

Dezembro
05/12/09 – Arpoador (RJ)
06/12/09 – Barra da Tijuca – Praça do Ó (RJ)
12 e 13 /12/09 – São Paulo (SP)
19 e 20/12/09 – Calçadão do Rio Guaíba, Porto Alegre (RS)

Janeiro
2/01/10 – Florianópolis (SC)
3/01/10 – Camboriú (SC)
9/01/10 – Vitória (ES)
10/01/10 – Vila Velha (ES)
16/01/10 – Maceió (AL)
17/01/10 – Aracaju (SE)
23 e 24/01/10 – Recife (PE)
30/01/10 – Natal (RN)
31/01/10 – João Pessoa (PB)

Fevereiro
6 e 7/02/10 – Salvador (BA)

Mais informações sobre o roteiro do Tour de Prevenção podem ser obtidas pelo 0800 723 9710 ou site www.previnaocancerdapele.com.br. Acesse também o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br).

Nenhum comentário: