quarta-feira, 3 de junho de 2009

Médicos tendem a afastar a possibilidade de GVHD no organismo do Lucca

Dr Nelson Hamerschlak acabou de passar para ver o Lucca. Depois de avaliá-lo clinicamente e checar o resultado de seus últimos hemogramas, ele nos colocou três hipóteses de causas para a queda registrada hoje em suas contagens sanguíneas:
  1. GVHD apenas na medula (já que não há nenhuma alteração de pele ou boca), o que é algo pouco provável;
  2. efeito colateral de alguns medicamentos que Lucca tomou e/ou está tomando, e que podem interferir na produção medular (Cidofovir e Bactrim são fortes candidatos a isso) -- Dr Nelson observará a evolução do quadro de saúde do Lucca agora que suspendeu o Bactrim (substituindo por uma dose mensal de Pentamidina administrada por inalação), considerando também que o tratamento que Lucca fez com cidofovir (para tratar o adenovirus no sangue) foi encerrado há exatos 7 dias;
  3. presença de vírus no organismo do Lucca -- que, inclusive, poderia ter sido o causador do rash cutâneo (vermelhidão com coceira) associado a febre, observados na última segunda feira e que levaram a esta quarta reinternação. Já estão descartados o citomegalovírus e o rotavírus, cujos resultados já sairam e vieram negativos. Contudo, novas amostras de sangue foram colhidas para pesquisar a presença de outros vírus: esquizócitos, adenovirus, Herpes 1, Herpes 2, Herpes 6, parvovírus e EBV (Epstein-Bahr).

A conduta adotada pela equipe é a de transfundir bolsas de plaquetas e hemácias agora à tarde e administrar uma dose de Granulokine (para estimular a produção de leucócitos) e outra de Eprex (indicado para tratamento de anemias). O chato disso é que as duas doses são injetáveis, aplicadas de forma subcutãnea. Essa foi a parte que Lucca não gostou! Nadinha!

Em contrapartida, o que lhe agradou -- e muito! --, arrancando dele um sorrisão cheio de satisfação, foi ouvir do Dr Nelson que ele passaria a tomar quatro comprimidos a menos por dia, por conta da suspensão das duas pílulas do antibiótico Bactrim e das outras duas de Slow-K (potássio). Isso ele amou!

Nenhum comentário: