terça-feira, 5 de maio de 2009

Leucócitos do Lucca caem para 1400/mm3 hoje

Boa notícia é a queda no nível de bilirrubina total

As contagens sanguíneas do Lucca, registradas no hemograma colhido às 6h da manhã, vieram todas com queda em relação aos números de ontem. Os leucócitos cairam para 1400/mm3, hemoglobina para 9 g/dl, e as plaquetas para 17.000/mm3.

Como já falamos antes, oscilações assim são esperadas, principalmente por se tratar de um transplante feito com células de cordão umbilical, isto é, com células muito jovens e imaturas.

Mas as quedas, principalmente no total de leucócitos e neutrófilos (somam 728/mm3 nesta terça-feira...), também podem ser reflexos de presença de infecção viral no organismo. Outra possibilidade´, muito mais remota, é a da ocorrência de um fator chamado 'falha secundária', como se fosse uma espécie de anulação da pega medular (o que acontece em menos de 1% dos casos).

De qualquer forma, Dr Nelson Hamerschlak e Dra Juliana Folloni optaram por uma nova transfusão de plaquetas que será realizada agora à tarde, e por medicar o Lucca com uma dose de Granulokine® -- medicamento que tem a função de provocar aumentos evidentes nas contagens de leucócitos no sangue periférico em vinte e quatro horas (Lucca recebeu esse remédio desde o dia seguinte da infusão das células de cordão, até 23/4, véspera da primeira alta médica).


Hepatite
A suspeita da equipe médica ainda é mais direcionada para a presença de uma hepatite, isto é, uma inflamação ou infecção no fígado, por vírus ou medicamentos. Isso por conta dos resultados alterados nos exames que mediram as enzimas hepáticas. Resultados de exames complementares ainda são esperados.

Contudo, tivemos hoje a boa notícia de que o nível de Bilirrubina Total (ver também Para que servem os exames de TGP, TGO, Gama-GT e Bilirrubina Total?) baixou significativamente de ontem para hoje: de 1,7 para 1,0 mg/dL. O que, segundo Dra Juliana, é um ótimo sinal, já que seu aumento acima 1,2 mg/dL) pode ser indício de lesão hepatocelular, lesão no fluxo biliar e/ou na função de síntese do fígado.

2 comentários:

Caco Lopez disse...

Lu, segura as pontas só mais um pouquinho que logo tudo isso vai se resolver de vez. Sabe que pode ocntar comigo, né? Um beijão!!

Anônimo disse...

Ola Lu
Força ai nesta sua Luta!
O Lucca vai sair desta.
Vou estar orando por ele. E vou tambem pedir ao meu filho, o Victor, que tem 4 anos tambem orar por ele.

Conte comigo no que for necessario.
Um forte abraço!
Cristobal.
Ps: Recebi seu e-mail aqui.