Infelizmente, isso significa, contudo, apenas 'meio caminho andado'
O telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, veiculou hoje de manhã a reportagem "Brasil tem terceiro banco de doadores de medula óssea do mundo". Por um lado, comemora o aumento significativo ocorrido no último ano no Registro Nacional de Doadores de Medula (Redome). Mas levanta também outra discussão importante: embora seja fundamental haver quem se disponha a doar medula, não resolve o problema. Faltam leitos, medicamentos, material e médicos habilitados. Falta também respaldo do SUS para que o procedimento seja feito para alguns tipos de doença, por exemplo as de origem genética.
Essa matéria destaca especificamente as dificuldades que doadores e pacientes enfrentam no estado do Pernambuco por conta da precariedade do sistema de saúde: "Há dois anos, a Central de Transplantes de Medula praticamente parou de funcionar. Faltam medicamentos, material e principalmente médicos".
Sabe-se, no entanto, que isso acontece não apenas lá, mas em diversos pontos do país. Até mesmo em São Paulo, considerado um centro de referência em saúde. E é preciso que cada um -- pesquisadores, população, Governo -- faça sua parte para que essa realidade seja modificada! Para que a esperança seja mantida. Para que vidas sejam salvas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário