sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lucca reclama de dores no peito hoje de madrugada e pela manhã

Médicos suspeitam de leve mucosite na região do esôfago e iniciam prontamente tratamento para controle dos sintomas e afastamento do desconforto

Nessa madrugada, por volta de 4h30, Lucca acordou para fazer xixi e reclamou de uma dor na região peitoral. Ao mesmo tempo que acionei prontamente a equipe de enfermagem, eu preocupada, logo procurei saber dele se tratava-se de uma dor intensa ou branda, e se acometia alguma área específica, como, por exemplo, próximo ao local onde está o catéter, ou mesmo, do lado esquerdo, perto do coração.

Ele descreveu como um desconforto mais na região central, abaixo da garganta, e referiu dor mais incômoda somente ao engolir. Também mencionou dor de cabeça e uma dor na região abdominal -- que, pela descrição dele, logo pensei que podia ser reflexo de estômado vazio. Isso porque, na noite anterior, ele havia comido apenas dois potinhos pequenos de danoninho e uma xícara de leite com Sustagen.

A Déa (Enf. Andréa) reviu os sinais vitais dele e todos eles -- temperatura corpórea, saturação do oxigênio no sangue, pressão arterial e batimentos cardíacos -- estavam absolutamente dentro da normalidade. Pedi um cardápio leve de desjejum pra ele e, felizmente, depois de comer, Lucca disse estar se sentindo muito melhor, sem dores. Voltou a dormir às 5h30 mais ou menos, e só foi acordar hoje quase às 11h da manhã.

Quando recebeu a visita do Dr Fabio Kerbauy, oncohematologista da equipe, Lucca reclamou novamente do desconforto no peito. Dr Fábio o examinou e, de acordo com o quadro, suspeitou de leve mucosite (inflamação nas células do tecido epitelial) no esôfago. Segundo ele, o procedimento mais recomendado nesses casos é a realização de uma endoscopia esofágica. Mas, em função da baixa quantidade de leucócitos no organismo do Lucca, ele achou por bem descartar essa alternativa pelo menos temporariamente e substituir por um Raio-X de tórax e a administração de Mylanta Plus para amenizar e tratar uma eventual inflamação.

De fato, Lucca melhorou muito, graças a Deus!

Um comentário:

Vovô disse...

Lu e Lucca,

Como vocês devem saber, eu e a vovó temos batido altos papos com Jesus, pedindo ardorosamente pra que essa história toda acabe muito mais cedo do que todos esperamos.
Jesus nos disse que tem recebido tanto pedido pra que o Lucca fique bom, que tá muito decidido a resolver essa situação rapidinho, só pra ter tempo de resolver uns outros problemas mais graves do céu!Dando uma gostosa gargalhada, ele nos falou exatamente assim: - Vou dar um trato naquele cabeção pra vocês me deixarem em paz!!!

Assim, como vocês veem, acho que esses leucócitos metidos a besta vão ter que tomar uma dose extra de de Nescau pra não desapontar o nosso querido Jesus.

Lucca, pode ir se preparando pro nosso churrasco de pícanha com muito molho, que vai acontecer logo que você saia desse hospital...

Beijos mil,

Vovô, Vovó e o nosso amigo Jesus