Como mencionei antes, essa é uma prática normal e esperada nessa fase de pós-transplante, já que os medicamentos quimioterápicos que ele recebeu nos primeiros dias de internação atuam diretamente na destruição de todas as células do sangue a fim de preparar o organismo para receber células novas e substitutas.
As plaquetas têm uma característica específica de sobreviver por pouquíssimos dias no organismo e, no paciente transplantado, a rotina de produção das células é mais lenta mesmo. Daí a necessidade da transfusão, para restaurar a capacidade de coagulação do sangue. Os fatores da coagulação do sangue são proteínas plasmáticas que normalmente atuam em conjunto com as plaquetas para auxiliar na coagulação sangüínea. Sem a coagulação, o sangramento não seria interrompido após uma lesão.
É bastante comum que o paciente submetido a TMO tenha de fazer várias reposições de plaquetas, muitas vezes a cada dois ou três dias. A boa notícia é que, no organismo do Lucca, as plaquetas estão se mantendo por mais tempo do que isso.
A última bolsa de plaquetas que Lucca recebeu foi na quarta-feira passada, 25/3, há exatos sete dias, depois de seu hemograma apresentar um total de 22.000 plaquetas. No dia seguinte, essa contagem já subiu para 123.000 -- o que é considerada uma resposta muito satisfatória.
Desde então, o total diário de plaquetas sofreu quedas mas só hoje chegou abaixo de 20.000 que é o limite de segurança e o indicativo da necessidade de nova transfusão. Acompanhe abaixo a evolução da contagem de plaquetas do Lucca nos últimos dias:
3 comentários:
Lu, muita força para voce e Lucca ! Em seus comentarios, voce transmite muita força para as pessoas que estão na torcida .
grande abraço
Lucca queridão,
vamos dar comida para essas suas plaquetas!!! coitadinhas, devem estar famintas...
estamos na torcida diária! Não nos deixe sem notícias, please...
love
karla
Oi querida!!!! Que delícia ver que você e o Lucca estão bem!!!
Admiro muito a garra e a sabedoria de vcoês!
Me manda o seu telefone por e-mail, pois roubaram meu celular e eu perdi toda a minha agenda!
Um beijo, um beijo especial para o Lucca e aquele megaaaaaaaaaaaaaaa beijo para a Lela!
Carol Guerrero
Postar um comentário