terça-feira, 24 de março de 2009

Lucca recebe mais uma transfusão de plaquetas

Ontem à noite, Lucca recebeu mais uma infusão de plaquetas já que a contagem total caiu abaixo de 20 mil. Esse é um processo que deve se repetir por algum tempo ainda, até que haja a 'pega medular'. Antes disso, por conta do transplante, o organismo do Lucca não tem habilidade para produzir plaquetas em quantidade suficiente e mantê-las vivas por tempo significativo também.

Como mencionei antes, as plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo. Na região de um ferimento, as plaquetas liberam a enzima tromboplastina-quinase, que desencadeia a coagulação. Sua ação no organismo tem duração limitada, de poucos dias. Depois elas são direcionadas ao baço, onde são degeneradas.

As tranfusões de plaquetas que o Lucca vem recebendo nos últimos dias servem justamente para repor esses fragmentos celulares enquanto o organismo dele ainda não consegue fazer isso sozinho -- que está completamente dentro da normalidade.

A boa notícia é que, a cada nova transfusão, pode-se verificar que a contagem de plaquetas tem subido mais e elas vêm se mantendo vivas por mais tempo. Melhor ainda é que Lucca não apresenta nenhuma reação adversa quando passa por esse procedimento. Está confirmadíssimo que a coceira que já o incomodou tanto não tinha qualquer relação com as transfusões.

Agora há pouco, Dra Juliana Folloni comentou que, no hemograma feito hoje, as plaquetas do Lucca alcançaram a casa dos 70 mil. Um bom indicativo será quando o organismo do Lucca conseguir manter a contagem geral de plaquetas a 20 mil por 7 dias seguidos sem que tenha havido a necessidade de transfusão.

Logo, logo!!

3 comentários:

cassia disse...

Oi lindinha q lindo esse blog!!! tá tudo certinho só faltou dizer q ENF CÁSSIA corotu o cabelinho dele rsrsrsrs bjus no coraçãozinho de vcs meus lindos!!! tudo vai dar certo bjus mil

Unknown disse...

oi luciana
passei aqui pra deixar um bj..................Lu desse jeito vc vai sair dai formada em medicina neuro alguma coisa medular ............rsss..........adoro saber td do lucca vc passa essa tranquilidade nas linhas e com isso o pensamento positivo atinge uma dimensão gigante.........q esta ai comprovada.parabénsss
bjo e outro bj Pro Lucca

Anônimo disse...

Aposto que anda que imaginamos esses índices estarão estabilizados.....
Tô aqui na torcida....
Beijinhos